A Nokia foi escolhida pelo NIC.br para realizar uma atualização em sua infraestrutura de rede, essencial para enfrentar o rápido crescimento do tráfego de Internet no Brasil. Com essa parceria, o NIC.br, responsável pelo IX.br – conjunto de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTTs) –, visa ampliar a capacidade e a resiliência de sua rede nos próximos cinco anos.
O NIC.br enfrenta o desafio de lidar com um volume crescente de dados no Brasil. Estima-se que a demanda por tráfego no país aumente significativamente. Os números chegam a mais de 50 terabits por segundo (Tb/s) até 2029, com um número crescente de usuários conectados, que deverá alcançar 218,5 milhões. A nova infraestrutura, baseada nas soluções de roteamento IP da Nokia, promete maior resiliência e automação para o gerenciamento de redes. Assim, melhorando a eficiência da troca de dados e oferecendo serviços de alta qualidade.
Julio Sirota, gerente de infraestrutura do IX.br/NIC.br, comentou sobre a importância dessa modernização. “A Nokia é confiável e estratégica para nós, e provou sua capacidade de fornecer soluções de rede de última geração que atendem às nossas necessidades e expectativas. Ao atualizar nossa infraestrutura de rede com as plataformas de roteamento da Nokia, poderemos oferecer conectividade mais rápida e mais confiável para nossos clientes e parceiros, além de fomentar o desenvolvimento de novos aplicativos e serviços que beneficiarão a toda a sociedade brasileira”.
Atualização
A atualização inclui a adoção dos roteadores Nokia 7250 e 7750, que suportam tecnologias avançadas como Ethernet VPN (EVPN) e interfaces de 400/800G, capazes de atender às demandas de ambientes de tráfego intensivo e garantir uma maior automação no processamento dos dados. Essa tecnologia oferece escalabilidade e simplifica a rede. Permitindo, assim, que o NIC.br continue a expandir a conectividade e a qualidade dos serviços no Brasil.
Vach Kompella, vice-presidente de redes IP da Nokia, destacou que o crescimento da internet no Brasil requer soluções de ponta. “Gigantes dos pontos de interconexão de tráfego como o NIC.br estão na linha de frente do gerenciamento do tráfego de Internet e dados, em seu implacável crescimento estimulado por hyperscalers, ISPs, provedores de conteúdo e operadoras de rede. A atualização da rede do NIC.br, com aumentos em capacidade, confiabilidade e automação, é essencial para acompanhar o crescimento exponencial da Internet no Brasil”, disse.
No Comment