NIC.br ajuda consumidor a calcular plano de banda larga adequado


Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desenvolveu a ferramenta “Internet que Preciso”. A partir das respostas ao formulário disponível na página, calcula-se gratuitamente o volume de banda larga recomendada para o perfil de uso de quem faz a consulta. Confira: https://internetquepreciso.nic.br/.  

A ferramenta, que também permite avaliar a qualidade da sua conexão à Internet a partir do medidor SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet do NIC.br), busca facilitar a jornada do consumidor que, ao preencher o formulário, identifica suas reais necessidades e recebe, baseado neste perfil, recomendações sobre qual é a banda mais adequada, assim como latência e perda de pacote limites.  

PUBLICIDADE

A fórmula, que é explicada em detalhes na aba metodologia do site, foi elaborada com base em três métricas: velocidades de download, latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar) e perda de pacotes, que é percebida em forma de serviços lentos, interrupções na conexão de rede ou mesmo perda total da conectividade.  

A ferramenta também indica quais os provedores atuam na região geográfica do local em que o usuário está fazendo a consulta, tudo isso utilizando dados anonimizados e tratados estatisticamente, advindos do conjunto de medidores SIMET que o NIC.br disponibiliza gratuitamente à sociedade para avaliação da banda larga.(Com assessoria de imprensa 

Previous Redes neutras possibilitam crescimento econômico
Next Leilão do 5G já supera expectativas, dizem Anatel e Abrint

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *