Em sua edição comemorativa de 20 anos, uma das mais antigas mostras de cinema realizadas em Minas Gerais migra este ano para o online, assim como a maioria dos eventos de 2020. Confira todos os títulos que estarão em cartaz:
- ESPELHO DE CARNE
Dir. Antonio Carlos da Fontoura | RJ, 1984, 102’
Para decorar seu novo apartamento o executivo Álvaro Cardoso compra em um leilão o espelho de cristal que decorava o quarto principal de um antigo bordel, o Palácio dos Prazeres de Madame Solange. Assim que é instalado no luxuoso apartamento, o espelho passa a emanar um estranho poder, que envolve o executivo, sua esposa, um casal de amigos, a vizinha desquitada e até mesmo a empregada, num frenesi erótico que rompe com todas as barreiras morais e psicológicas desses personagens. O espelho exerce seus estranhos poderes, até que o prazer se torna horror: o espelho revela-se possuidor de algo demoníaco.
- PROVA DE FOGO
Dir. Marco Altberg | RJ, 1980, 90’
Assim que Mauro, estudante de Administração, descobre uma forte vocação para a mediunidade em seu ser, larga tudo para se aprofundar e dedicar à Umbanda, uma religião que abraça tão fortemente que o faz desistir de sua vida na Administração. Determinado a abrir seu próprio centro espírita, Mauro se muda para o interior.
- FÉ E FÚRIA
Dir. Marcos Pimentel | BH e RJ, 2019, 103’
Documentário que aborda os conflitos religiosos existentes em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. O crescimento desenfreado das igrejas evangélicas e suas relações com os traficantes que comandam as comunidades têm provocado um desequilíbrio de forças religiosas nos morros e favelas, resultando em inúmeros casos de intolerância religiosa que interferem não somente na prática de cultos, mas também na estruturação do território e no comportamento de seus habitantes.
- AS QUATRO CHAVES MÁGICAS
Dir. Alberto Salvá | RJ, 1971, 105’
Maria vai viver com uma tia que é casada e tem um sobrinho, João. João e Maria ficam amigos e resolvem consertar um velho Jipe e passar o verão viajando. O filme é a história de João, Maria e a Bruxa completamente repensada.
- ELE, O BOTO
Dir. Walter Lima Jr. | RJ, 1987, 108’
Segundo uma lenda amazônica, em noite de lua cheia o Boto vem a terra e se transforma em humano para seduzir e ser amado pelas mulheres e odiado pelos homens. Uma de suas conquistas é a filha de um pescador, que tem um filho com o Boto. Constantemente ele reaparece para seduzila e, mesmo quando ela se casa, ele a continua procurando. Isto provoca a ira do marido, que deseja matá-lo de qualquer jeito.
- FILME DEMÊNCIA
Dir. Carlos Reichenbach | SP, 1986, 92’
Após assistir impotentemente à falência de sua pequena indústria de cigarros, Fausto mergulha no interior de si mesmo. Rompe com Dóris, a esposa infiel, rouba o revólver do zelador do prédio em que mora e sai pela noite de São Paulo, em busca de Mira-Celi, seu paraíso imaginário.
- O PRINCÍPIO DO PRAZER
Dir. Luiz Carlos Lacerda | RJ, 1979, 90’
Nos anos 1930, Álvaro consegue emprego na fazenda de uma família que vive relações incestuosas. Ao
perceber que a casa esconde um perigoso segredo, o empregado se vê preso a uma rede de sexo, mistério
e traição.(Com assessoria de imprensa)