Com profunda tristeza informamos que morreu nesta terça-feira, 7 de janeiro, nossa querida Miriam Aquino, fundadora e presidente do Tele.Síntese, na capital federal, Brasília. Miriam não vinha sentindo-se bem nos últimos dias, e nesta manhã seu coração parou de bater. Ela estava em casa. Tinha 64 anos e deixa dois filhos.
Assim que tivermos os dados, informaremos local de funeral e sepultamento.
Miriam era uma pessoa marcante. Por onde passava, imprimia seu ritmo. Jornalista sagaz, compreendia a fundo o poder em Brasília, a dinâmica dos negócios, e farejava notícia como ninguém. Era um farol para o Tele.Síntese, DMI, para o PontoISP, Momento Editorial e Bit Social – as empresas que liderava com mestria.
Não é fácil sintetizar a história da Miriam em um texto. Ela era uma inspiração. Trabalhar com ela fazia todos em volta se sentir como em uma família. Com mais de 30 anos de experiência, passou por O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Gazeta Mercantil, Revista Dados e Ideias, Informática Hoje. Ao lado de Lia Ribeiro Dias, fundou a Momento Editorial e contribui para estabelecer o jornalismo especializado em tecnologia e telecomunicações no Brasil.
Foi um privilégio conhecer a Miriam e trabalhar com ela. Uma jornalista old school, no melhor sentido da expressão, sempre atenta a uma apuração bem feita e a um texto bem escrito. Mesmo como diretora do Tele.Síntese, nunca deixou de exercer seu lado repórter. E, ao mesmo tempo em que valorizava as facilidades trazidas pela tecnologia para o trabalho do jornalista, não abria mão de ir aos lugares importantes e conversar frente a frente com as pessoas. Miriam vai fazer falta para o jornalismo brasileiro. Mas, principalmente, para nós, que tivemos a chance de conviver com ela. Seu sorriso, sua disposição para o trabalho, as reuniões de trabalho que terminavam em encontros divertidos em sua casa, deixam saudade.
Enfrentar turbulências e superar obstáculos fazem parte do dia a dia dos sites especializados. Em 2019, veio a Covid-19. As incertezas foram muitas. E uma união não esperada aconteceu. Os sites especializados Tele.Síntese, Teletime, Convergência Digital, Mobile Time e TI Inside – se juntaram em uma campanha inédita entre concorrentes: um trabalho conjunto para sobrevivência. E essa união deu frutos. Foi criado o evento 5×5, que muito ajudou a superar os dias ruins e a garantir tudo a que sempre nos propomos: informação de qualidade e crítica para os leitores. Miriam Aquino foi uma entusiasta da iniciativa. Topou na hora. E se jogou no projeto, como se jogava em tudo que fazia.
Miriam dedicou sua vida a informar, com seriedade e precisão, temas do setor. Miriam não era apenas uma jornalista, era uma mentora e uma profissional incansável. Sua ética, competência e compromisso com a verdade a acompanharam ao longo de sua carreira. Com uma habilidade singular para traduzir temas complexos em textos acessíveis e claros, conquistou o respeito de colegas, leitores e fontes.
O legado que Miriam deixa é imenso, não só em suas inúmeras reportagens e artigos que ajudaram a moldar o entendimento de questões cruciais, mas também no impacto positivo que teve sobre todos que tiveram a sorte de trabalhar ao seu lado. Sua generosidade em compartilhar conhecimentos e sua paixão pelo ofício permanecem como um exemplo para futuras gerações de jornalistas.
Neste momento de despedida, recordamos com saudade e gratidão à mulher íntegra e dedicada que Miriam foi. Ela parte, mas suas contribuições para o jornalismo e o setor de telecomunicações seguirão vivas.