Montando o quebra-cabeça do futuro das redes com a automação


O aumento de competitividade em quase todos os setores vem exigindo que as empresas busquem atuar de maneiras mais inteligentes, integradas e eficientes. Neste cenário, a automação vem ganhando atenção de forma crescente por conta das muitas formas pelas quais ela pode trazer benefícios práticos e rapidamente perceptíveis para as organizações. Veja alguns exemplos de como este recurso é de enorme importância para empresas de todos os setores:

PUBLICIDADE
  • O Gartner prevê que até 2024, o impulso pela automação levará as corporações a adotar pelo menos três dos 20 tipos de software que permitem a hiper automação, e por sua vez essas empresas reduzirão seus custos operacionais em 30% combinando essas tecnologias com processos redesenhados;
  • Um estudo de 2022 conduzido pela IDC sobre o estado da rede multi-cloud para empresas descobriu que 76% das empresas estão migrando para redes de ponta, híbridas e multi-cloud.

Este forte ritmo de crescimento da tecnologia demonstra claramente a importância que os decisores vêm enxergando em sua adoção, e é um indicativo dos potenciais resultados que ela pode proporcionar.

 

Automação e serviços: abrindo caminho para a inovação

Os desafios no mundo corporativo são tão variados quanto seus mercados: de otimização operacional a melhor controle financeiro, ganho de visibilidade gerencial a aumento de segurança no cenário de alta descentralização e hibridização do trabalho, cada organização enfrenta situações únicas, que requerem um olhar especial para sua solução. Mesmo assim, a automação traz flexibilidade suficiente para impactar de forma positiva os mais diversos perfis empresariais, trazendo vantagens como:

  • Operações eficientes em escala: por meio da automação, atividades repetitivas que muitas vezes são realizadas de forma não padronizada, conseguem ser facilmente escaláveis, gerando notável redução de tempo e erros, o que se traduz em otimização e ganho de eficiência em atividades que vão desde processo de instalação de equipamentos na rede de Service Provider e Datacenters como em processos de detecção de falhas e restabelecimento de serviços
  • Proteger e aumentar a receita: por meio de redução de erros, padronização de configurações e automação de tarefas repetitivas, garantem a otimização de esforço operacional em atividades rotineiras, redirecionando o capital humano em atividades que agreguem maior valor negócio como exemplo o desenvolvimento de novos serviços e soluções. Quem adota a automação em sua rotina tende a ganhar mais robustez operacional, permitindo um crescimento mais seguro e sustentável, gerando mais receita e lucratividade
  • Melhorar a qualidade do serviço: com menos erros e um tempo de resposta mais curto, a empresa tende a fornecer um serviço de mais qualidade e, com isso, fortalecer o processo de fidelização de sua base de clientes
  • Reduzir o custo de risco e oportunidade: outra vantagem diretamente relacionada à consistência das rotinas e da qualidade do serviço, a automatização abre oportunidades de aquisição de novos clientes e reduz seu risco, diretamente tornando seu trabalho mais sólido perante o mercado
  • Obter insights acionáveis: do ponto de vista gerencial: contar com estes recursos em geral permite identificar oportunidades de melhoria, falhas não detectadas anteriormente e insights de negócio que podem trazer evoluções internas e mesmo oportunidades externas junto a clientes e fornecedores
  • Simplicidade, velocidade e agilidade: com uma visão mais clara e consolidada de processos, as empresas conseguem agir mais rapidamente e com mais segurança diante das mudanças no cenário onde atuam, ganham um diferencial importante diante dos concorrentes em termos de assertividade em suas respostas e ações

Benefícios como estes, dentre muitos outros, deixam claro o porquê do crescente interesse de organizações em todo o mundo sobre o tema, o qual só tende a crescer e ganhar ainda mais destaque à medida que a tecnologia avança e surgem novas e ainda mais poderosas ferramentas.

 

O papel da NEC no cenário da inovação em automação

A NEC tem uma longa trajetória de inovação e excelência: já são mais de 120anos criando soluções inteligentes para um mundo em transformação. Hoje, essa expertise é usada, dentre muitas áreas, em integração de inteligência aplicada aos mais variados segmentos, incluindo:

  • Análise preditiva: criamos soluções que ajudam empresas e organizações a lidar com cenários complexos, ajudando decisores e especialistas a se antecipar a diversos cenários e facilitando a tomada de decisões confiáveis e inteligentes
  • Real-time analytics: diversos mercados necessitam de dados em tempo real, o que não é diferente para automação na rede. Para estes casos, a NEC trabalha no desenvolvimento de soluções ou integração de terceiros, provendo a Service Provider e Datacenter, soluções que auxiliam em respostas rápidas em incidentes ou ações de melhorias na rede, permitindo o uso de Closed-Loop Automation e evolução para redes baseadas em intenção.

Mais do que simplesmente indicar soluções, a NEC se posiciona como um parceiro estratégico, que analisa os casos individualmente, traça planos específicos para cada necessidade e propõe caminhos customizados. Diferentemente de um fornecedor que apenas trabalha com suas ferramentas, a NEC atua com soluções proprietárias e de terceiros, integrando de forma precisa e fluida os mais diversos sistemas e plataformas de todo o mundo. Assim, ao adotar uma postura consultiva, nossa empresa consegue propor alternativas de forma imparcial, trazendo opções de especialistas em diversos setores para compor um painel de ferramentas consistente e que faça sentido para os desafios de todos os clientes.

Um dos muitos casos de sucesso que demonstra a flexibilidade dos projetos da NEC foi o lançamento dos produtos de transmissão de dados (xHaul), em parceria com empresas de renome mundial como a A10 Networks, Adtran, Fortinet e a Juniper Networks. Esta solução de ecossistema aberto é voltada para facilitar a monetização das redes de transporte de IP das operadoras 5G, em contextos como data center, segurança de rede e automação. Neste contexto, nossa solução precisa atuar com grande flexibilidade para fazer frente às mudanças e evoluções do setor, como o Open RAN, edge computing, fatiamento de redes para monetização e muito mais, tudo garantindo máxima operacionalidade e total robustez operacional.

Por meio da junção das diversas especialidades e disciplinas de cada parceiro, a solução de xHaul da NEC se apresenta como um recurso sólido e dinâmico, altamente relevante para o atual momento de hiperconectividade móvel. E este é apenas um dos muitos exemplos de como a NEC, usando de suas próprias inovações e integrando os avanços e tecnologias de terceiros, consegue agregar valor e trazer enormes vantagens e benefícios para clientes ao redor do mundo.

 

Inscreva-se para receber mais materiais com qualidade NEC!


Previous Usina da Um Telecom vai atender a 80% da sua demanda de energia
Next Brasil TecPar emite R$ 175 milhões em debêntures incentivadas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *