O número de outorgas do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) continua em queda, como mostra levantamento da consultoria VianaTel. Em janeiro, foram expedidas pela Anatel apenas 26 autorizações, ante 111 concedidas em janeiro de 2021 e 60, em janeiro de 2022. Isso significa saturação do mercado de ISPs?
Para o sócio da VianaTel, Fábio Vianna Coelho, são vários os fatores que explicam essa queda no número de outorgas e a saturação do mercado é um deles. O outro é a consolidação que vem ocorrendo nesse segmento, sem falar no altíssimo valor de investimento para entrantes e no movimento de regularização de provedores que funcionavam de forma irregular.
“Antes, comprar rádio para estruturar uma operação era muito mais acessível, o que não acontece agora com a fibra óptica”, disse Coelho. Ele afirma que o mercado mudou e não vê a possibilidade de retorno para o cenário antigo.
Mas afirma que o número de pedido de dispensa de outorga continua alto, era de 139 em janeiro de 2021, passou para 114 em janeiro do ano passado e atingiu 106 em janeiro deste ano. “Esse sistema é menos burocrático”, avalia Coelho.
Em 2021, levantamento da consultoria Futurion Análise Empresarial, em parceria com o Tele.Síntese sobre a oferta de serviços e a competição entre os operadores de SCM, já mostrava a presença de ISPs na quase totalidade dos municípios brasileiros. “Isso mostra o acirramento da competição entre os pequenos”, afirma Caio Bonilha, da Futurion.
Por outro lado, se o número de novas outorgas do SCM cai, o número de acessos dos ISPs está subindo. Em dezembro, juntos, os provedores detinham mais conexões que as grandes empresas.
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