Megalink aposta em rede DWDM da Padtec para expandir operação


Megalink aposta em rede DWDM para expandir operação no Sudeste
Megalink amplia sua atuação no Sudeste com investimento em rede DWDM | Foto: Freepik
Megalink aposta em rede DWDM para expandir operação no Sudeste
Megalink amplia sua atuação no Sudeste com investimento em rede DWDM | Foto: Freepik

A Megalink, provedor de internet no Espírito Santo, está fortalecendo sua infraestrutura para suportar o aumento da demanda por maior capacidade de transmissão. A empresa, que já expandiu sua atuação para o sul da Bahia e o leste de Minas Gerais, anunciou um novo investimento na construção de um backbone robusto, utilizando tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) com soluções fornecidas pela Padtec.

Segundo Junior Sirtoli, sócio-diretor da Megalink, o crescimento da empresa não está apenas no atendimento aos seus próprios clientes, mas também na oferta de links de alta capacidade para outros provedores de internet. “Construímos uma rede óptica própria para atender nossos clientes, tanto residenciais como corporativos e de governo. Com o tempo, passamos a fornecer links também para outros provedores de serviços, que precisavam atender às demandas de seus usuários”, afirma Sirtoli.

Publicidade

Esse movimento de expansão levou a Megalink a investir na construção de um backbone mais robusto, interligado a importantes centros de dados em São Paulo e Rio de Janeiro. “Essa expansão gerou a necessidade de investir em um backbone mais robusto, que hoje está conectado a todas as operadoras de telecom e a todos os data centers instalados no Rio de Janeiro e em São Paulo”, acrescenta o executivo.

Tecnologia de ponta

Segundo a empresa, a rede óptica da Megalink foi equipada com tecnologia da Padtec, incluindo multiplexadores, amplificadores e transponders como os modelos TM 800G e TMD400G, que possibilitam canais de até 400 Gb/s. A capacidade total da rede foi ampliada para 4,8 Tb/s, cobrindo uma extensão de 950 quilômetros. Esse novo backbone conecta várias cidades do Espírito Santo a capitais como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, aumentando a redundância e confiabilidade da rede.

Além disso, a Padtec forneceu à Megalink soluções de monitoramento contínuo com placas OTDR, que permitem a identificação de falhas na rede de forma remota e automatizada. De acordo com Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec, “a solução OTDR permite a rápida identificação de falhas em redes ópticas de longas distâncias. Com a adição desse recurso em uma solução DWDM completa, a Megalink dispõe de uma rede de alta disponibilidade e confiabilidade”.

(Com assessoria de imprensa)

Previous Unifique Conecta lança tournê na região Sul
Next Master Internet firma parceria com a ZTE para expansão de rede

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *