MCom anuncia infovia entre São Luís e Alcântara com previsão para 2025


MCom anuncia infovia entre São Luís e Alcântara com previsão para 2025
Lula e Juscelino Filho, em anúncio da infovia | Foto: Shizuo Alves/ASCOM/MCom)
MCom anuncia infovia entre São Luís e Alcântara com previsão para 2025
Lula e Juscelino Filho, em anúncio da infovia São Luís/Alcântara | Foto: Shizuo Alves/ASCOM/MCom)

O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou, nessa quinta-feira, 19, a construção de uma infovia entre São Luís e o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O lançamento do cabo de fibra óptica está previsto para dezembro deste ano. A infraestrutura deve entrar em operação em março de 2025.

O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Alcântara (MA). Os trabalhos serão conduzidos pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que já tem experiência na instalação de infovias do projeto Norte Conectado.

PUBLICIDADE

“Em dezembro, iremos lançar um cabo submarino de fibra ótica de São Luís até Alcântara para levar conectividade e internet com mais capacidade para Alcântara e demais comunidades”, disse o ministro.

O cabo subaquático terá 17 km de extensão. De acordo com o ministério, a infraestrutura será implantada na baía de São Marcos, em Alcântara, a partir das instalações da base espacial, com ancoragem no Batalhão da Marinha, na Praia do Amor, na capital maranhense.

Segundo o governo, a infraestrutura de conectividade beneficiará mais de 1 milhão de pessoas, além de nove instituições de ensino e pesquisa. “Vamos levar conectividade, internet e cobertura para as comunidades quilombolas que estão na escuridão até hoje”, afirmou Juscelino Filho.

Rede maranhense

O cabo entre Alcântara e São Luís faz parte do projeto Infovia Maranhão, que prevê levar conectividade a 52 cidades, por meio de 5,5 mil km de cabos ópticos. O governo estima que, ao todo, 5 milhões de pessoas sejam beneficiadas.

O projeto conta com orçamento de R$ 75 milhões dos ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e será dividido em cinco etapas. Para a primeira fase, já foram reservados R$ 18 milhões. (Com assessoria de imprensa)

Previous Carniel: União entre operadoras e ofertas de cloud dá novo fôlego ao mercado
Next Huawei amplia suporte a ISPs para impulsionar adoção do FTTR F30

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *