O balanço deste ano aponta uma redução de aproximadamente 15% em relação ao mesmo período em 2019. “Essa queda está relacionada ao PPPI – Programa de Proteção à Propriedade Intelectual, do Mercado Livre, o qual ajudamos a fundar há 18 anos. A eficiência deste programa fez com que a oferta de anúncios ilegais contendo software no site caíssem drasticamente neste período”, explica Rodolfo Fücher, presidente da ABES.
Até junho deste ano, a ABES contabilizou 20.089 links removidos por violarem os direitos de propriedade intelectual. Foram retirados do ar 17.210 anúncios que promoviam produtos piratas. Além disso, a entidade foi responsável por derrubar 58 websites que ofereciam downloads ilegais de software.
A associação faz um monitoramento contínuo da internet e notifica diretamente os próprios portais de e-commerce e os provedores de acesso. Esta ação tem o objetivo de proteger os consumidores, que podem estar expostos a vírus, malwares e sequestro de dados. Também protege o consumidor que pode estar infringindo as leis brasileiras de propriedade intelectual sem saber. Empresas Associadas à ABES podem contar com esse serviço de monitoramento gratuitamente encaminhando eventuais conteúdos ilegais para o Setor de Monitoramento de Internet.(Com assessoria de imprensa)