O portal GOV.Br já está registrando mais de 4 mil acessos por segundo, e bateu a marca de mais de 150 milhões de brasileiros cadastrados. Os serviços disponíveis variam entre prova de vida, aberturas de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial e documentos militares.
Segundo o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas, “O Gov.br é desenvolvido para facilitar a vida das pessoas, para evitar deslocamentos desnecessários para o acesso a serviços que já podem ser utilizados de forma digital. Este resultado mostra o quanto a população brasileira já incluiu o Gov.br em seu dia a dia, utilizando para simplificar a sua rotina”
Segundo o presidente o Serpro, operadora da plataforma, Alexandre Amorim, os serviços mais utilizados são a Carteira de Trabalho Digital, o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (ECAC) e o Meu INSS. Além disso, os cidadãos podem baixar certidões, como a de pessoa com deficiência e o certificado de Cadastro Único (CadÚnico), e utilizar serviços da Receita Federal, como a Declaração pré-preenchida de Imposto de Renda, emissão de certidão de regularidade social e diversas consultas, como de dívidas e pendências fiscais, CPF e CNPJ.
Através da Assinatura Eletrônica, o usuário pode assinar um documento, em meio digital, a partir da sua conta. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física, conforme o definido no Decreto nº 10.543, de 13/11/2020. Até o momento, já foram realizadas mais de 70 milhões de assinaturas por essa ferramenta.
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