A MainConcept, em parceria com a empresa brasileira Videodata, está se posicionando para apoiar a transição do Brasil para os novos padrões de transmissão televisiva estabelecidos pelo Fórum SBTVD, especificamente para as versões TV 2.5 e TV 3.0.
As soluções desenvolvidas pelas empresas incluem plataforma de codificação de vídeo em tempo real, projetada para otimizar fluxos de trabalho em OTT e transmissões televisivas.
Em 2025, começa a transição do padrão oficial de TV Digital do SBTVD TV 2.0 para o SBTVD TV 3.0. Desenvolvido pelo Fórum SBTVD, o novo padrão adota o codec de vídeo VVC/H.266 (Versatile Video Codec). Além de oferecer vídeo de alta definição e áudio imersivo, o SBTVD TV 3.0 incorporará componentes interativos. São eles: publicidade personalizada e recursos de e-commerce, proporcionando uma interação mais dinâmica e envolvente para os usuários.
Testes no Brasil
A MainConcept já completou testes da TV 3.0 usando a solução Live Encoder. No Brasil, ela trabalhou com a Rede Globo durante a Copa do Mundo FIFA 2022 e os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“À medida que o Brasil rapidamente moderniza sua infraestrutura de transmissão e nosso trabalho com emissoras locais avança dos testes para a implementação, MainConcept e Videodata estão na posição ideal para tornar o SBTVD TV 2.5 e 3.0 uma realidade”, disse Thomas Kramer, Vice-Presidente de estratégia e desenvolvimento de negócios da MainConcept.
A versão mais recente do MainConcept Live Encoder suporta VVC e também apresenta MPEG-5 Parte 2 LCEVC (Low Complexity Enhancement Video Coding) e MPEG-H Audio, que foram integrados à solução em parceria com a V-Nova e Fraunhofer IIS, respectivamente. O LCEVC adiciona uma camada de aprimoramento que reduz os custos de entrega ao aumentar a resolução enquanto diminui a taxa de bits, além de reduzir a complexidade da transcodificação. (Com assessoria de imprensa)