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LinkedIn chega a 75 milhões de participantes no Brasil

LinkedIn alcança o marco de 75 milhões de participantes no Brasil
A plataforma anunciou que vai investir em IA Generativa como estratégia de criação de valor após o LinkedIn chegar a 75 milhões de participantes | Foto: John Schnobrich/Unsplash

O LinkedIn ultrapassou o marco de 75 milhões de usuários no Brasil, o que representa 60% da força de trabalho nacional. Com um crescimento médio anual de quase 15%, o país é o terceiro maior mercado em número de usuários, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da Índia. Além disso, recentemente a empresa conquistou o marco de um bilhão de usuários no mundo com uma receita anual global que ultrapassa US$15 bilhões.

De acordo com Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para América Latina e África, são 150 mil usuários entrando na plataforma por semana. “Reconhecemos que cada um deles tem uma jornada única e confia no LinkedIn para impulsionar seu sucesso profissional. Essas trajetórias enriquecem constantemente o mercado de trabalho brasileiro, fomentando diversidade e inovação”, comentou.

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“Na plataforma, temos uma grande representatividade de profissionais ingressando no mercado, além de trabalhadores de linha de frente. A base de usuários brasileira vem principalmente dos setores de serviços profissionais, manufatura, serviços administrativos, varejo e educação”, completou.

A Geração Z no LinkedIn e o impacto no mercado de trabalho

Atualmente, a Geração Z (nascidos entre 1997-2012) é o público que mais cresce na plataforma. Em 2010, eles representavam apenas 2,5% do número de profissionais na rede e, hoje, são 40% dos perfis, um pouco atrás dos millennials, nascidos entre 1981-1996, (51%), mas significativamente à frente da Geração X, nascidos entre 1965-1980, (8,9%).

“A proporção de profissionais da Geração Z na plataforma do LinkedIn é mais expressiva do que sua representação na população brasileira, o que é extremamente relevante para nós. Nosso mercado é o segundo maior país em número de usuários dessa faixa etária, estamos atrás apenas da Índia (41%) e na frente até mesmo dos Estados Unidos (20%). Esperamos que a Geração Z seja o maior público dentro da plataforma nos próximos cinco anos”, explicou o executivo.

Essa grande representação da Geração Z também se reflete no mercado de trabalho. Estão fortemente presentes no setor de varejo, onde representam 37% do total dos trabalhadores e no atendimento ao consumidor, com uma penetração de 36%, ambos considerados cargos de “linha de frente”.

O destaque dos trabalhadores linha de frente

De 2010 para 2024, a presença de profissionais que atuam diretamente com o público, em áreas que extrapolam o ambiente corporativo em funções chamadas “linha de frente” aumentou em 112% na plataforma – atualmente, 47% dos usuários estão envolvidos em cargos desse tipo.

Hoje, existem 237 mil perfis de enfermeiros, 140 mil mecânicos, 106 mil garçonetes/garçons, 25 mil maquiadoras. Há, até mesmo, mais de 500 palhaços profissionais que utilizam a plataforma para terem mais sucesso em suas carreiras.

O avanço da IA

O LinkedIn afirmou que para 2025 pretende investir no uso da Inteligência Artificial Generativa. Ao implementar essa tecnologia em seus produtos, a rede espera que os profissionais possam dedicar mais tempo às partes mais humanas de seus trabalhos. Entre as novidades disponíveis no Brasil estão: artigos colaborativos, sugestões de mensagens de perfil e de mensagens diretas.

Globalmente, 70% das sugestões feitas pela IA foram acatadas pelos usuários. Além disso, dados do LinkedIn mostram que 90% dos profissionais que utilizaram as inovações disseram que a busca por emprego ficou mais fácil. Já 74% dos recrutadores dizem ter economizado tempo em suas atividades.

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