Licitar Digital promete simplificar processos licitatórios no Brasil


Licitar Digital promete simplificar processos licitatórios no Brasil
Licitar Digital visa a simplificar e democratizar processos licitatórios | Foto: Freepik
Licitar Digital promete simplificar processos licitatórios no Brasil
Licitar Digital visa a simplificar e democratizar processos licitatórios | Foto: Freepik

A transformação digital tem alcançado diversos setores da economia brasileira e, agora, também está redefinindo o processo de licitações públicas. A Licitar Digital surge como uma solução para os desafios enfrentados pelo setor, prometendo maior agilidade e transparência. Para os criadores, a plataforma online, que conecta órgãos públicos, fornecedores e cidadãos, foi criada em resposta às ineficiências do modelo tradicional de licitações, que frequentemente resultava em processos longos e burocráticos, limitando a participação a grandes empresas e atrasando serviços essenciais para a população.

Com a implementação das novas diretrizes da Lei nº 14.133/21, a missão da plataforma é simplificar e democratizar os processos licitatórios no Brasil, promovendo a participação ativa de todos os envolvidos.

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Misael Soares, CTO e co-fundador da Licitar Digital, destaca o que já foi feito. “Realizamos mais de 32 mil processos em três anos. Nosso sistema permite que, em média, os processos sejam concluídos em apenas 12 dias, muito abaixo dos 90 a 120 dias tradicionais”, conta.

ESG

A Licitar Digital também contribui para a agenda ESG do país. Recentemente, a plataforma lançou o primeiro edital de um marketplace de licitações no Brasil, inspirado em plataformas de e-commerce como Amazon e Mercado Livre. Diferente das modalidades tradicionais de licitação, o marketplace da Licitar Digital oferece uma experiência de compra mais direta, operando através de procedimentos auxiliares como credenciamento e pré-qualificação, previstos pela Lei nº 14.133/2021.

Este marketplace possibilita à Administração Pública formar um cadastro de fornecedores qualificados, permitindo a aquisição de produtos e serviços com um simples clique após a aprovação inicial. Essa abordagem se mostra particularmente vantajosa para produtos com preços voláteis, como medicamentos, passagens aéreas e combustíveis, oferecendo previsibilidade financeira e economizando tempo.

O primeiro edital realizado no marketplace foi promovido pelo consórcio de municípios CISREC, visando a compra de medicamentos e material médico hospitalar para municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

(Com assessoria de imprensa)

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