O IX.br, um dos maiores conjuntos de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT) do mundo, bateu novo recorde histórico no dia 7 de março ao atingir pico de troca de tráfego de 16 Tbit/s. A marca, única no planeta, representa um crescimento de 60% na comparação com o número registrado em março de 2020 . Iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o IX.br (Brasil Internet Exchange) implanta e promove infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil.
“Há um ano, o tráfego agregado das 33 localidades em que o IX.br está presente chegava a 10Tbit/s, e agora, alcançou 16 Tbit/s. Essa elevação expressiva também foi observada no PTT de São Paulo, que, na terça-feira (9/3), atingiu 12 Tbit/s, 50% a mais do que em março de 2020. Em relação aos maiores IX da Europa, o IX.br de São Paulo teve um crescimento anual superior, passando a ser o líder mundial em pico de tráfego e número de redes conectadas”, destaca Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.
Segundo o gerente de infraestrutura do IX.br, Júlio Sirota, esses números se justificam em parte “pelo aumento na procura por conexão aos nossos IXPs (Internet Exchange Points ou PTT em Português), com 924 novas conexões no período e 527 novos participantes, sendo 377 em São Paulo”. Outra fonte de crescimento foi a entrada de novos provedores de conteúdo e o aumento do número de usuários dos ISPs (Internet Service Providers).
No Comment