Entre as prestadoras de pequeno porte, os números recuaram de 21,8 milhões para 20,6 milhões, enquanto as de grande porte subiram apenas 0,1% na passagem do mês de agosto para setembro, como mostram os números divulgados pela Anatel. A Claro continua líder em acessos, com 9,7 milhões de assinantes, seguida da Vivo, com 6,4 milhões. A Oi detém 5,1 milhões de conexões.
Entre as prestadoras de pequeno porte (PPPs), a liderança é da EB Fibra (Alloha Fibra), com 1,2 milhão de contratos, seguida da Brisanet, com 1,03 milhão de conexões. A Algar tem 780,7 mil assinantes e a Desktop, que atua apenas em São Paulo, mais de 748,5 mil contratos.
Em função das subnotificações dos ISPs, o número de conexões e fibra óptica caiu, em setembro, para 29,8 milhões. E os acessos com velocidade acima de 34 Mbps recuaram para 36,9 milhões.
De acordo com os números apresentados pela Anatel, a maior queda no número de acessos em setembro foi verificada na região Sul, com recuo de 8,2%. Na região Nordeste a queda foi de 2,1%; na região Centro-Oeste, de 1,1% e 1% na região Sudeste.
Apenas na região Norte o resultado foi positivo em 0,9%.
Entre os ISPs, a queda de acessos em banda larga fixa em setembro chegou, na região Sul, a 14,3% e 3% na região Nordeste. As PPPs recuaram 2,5% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. E avançaram 2,1% na região Norte.