A Anatel divulgou sexta-feira, 2, o balanço oficial de assinantes de TV paga no país. Os dados apontam para continuidade da retração (-0,67%) do segmento, que perdeu 113 mil usuários em relação a maio, e passou a ter base de 16,7 milhões de contratos.
O único grupo que atraiu novos clientes foi o dos ISPs – e ainda assim, não foram todos que conseguiram crescer no mês. Somados, eles tiveram expansão de 8,64% no mês, o que significa 21,9 mil novos acessos. Os provedores regionais, no entanto, ainda detém uma fatia pequena do mercado de TV por assinatura, com market share de 1,65%.
Todas as demais operadoras registraram evasão de usuários. A Claro, que domina o mercado com quase metade de todos os acesso de TV paga do país, apresentou saída de 59 mil clientes da base, o que significa retração de 0,72%. A Sky, segunda principal operadora de TV do país, teve 45 mil desligamentos, uma retração de 0,91% de sua base. A Vivo desligou 23 mil clientes, o que significa encolhimento de 1,55%. A Oi desligou em ritmo mais lento que as demais: foram 5 mil contas canceladas, diminuição de 0,34% em relação a maio.
Operadora | 2019-05 | 2019-06 | Adições | Variação |
CLARO | 8.287.118 | 8.227.823 | -59.295 | -0,72% |
SKY/AT&T | 5.045.513 | 4.999.821 | -45.692 | -0,91% |
OI | 1.589.834 | 1.584.397 | -5.437 | -0,34% |
TELEFÔNICA | 1.483.284 | 1.460.281 | -23.003 | -1,55% |
Outras | 253.846 | 275.770 | 21.924 | 8,64% |
ALGAR (CTBC TELECOM) | 76.987 | 76.031 | -956 | -1,24% |
NOSSATV | 43.504 | 42.843 | -661 | -1,52% |
CABO | 43.039 | 42.702 | -337 | -0,78% |
Total Geral | 16.823.125 | 16.709.668 | -113.457 | -0,67% |
Em termos de participação de mercado, a Claro encerrou o período com 49%, seguida pela Sky com 30%, Oi com 10% e Vivo com 9%.
Semestre
Considerando-se apenas este ano, a TV paga no Brasil encolheu 4,58%. As maiores operadoras (Claro e Sky) foram as que mais desligaram clientes. Ambas cancelaram mais de 280 mil acessos. Os ISPs também chamam a atenção pelo encolhimento. Perderam 118 mil usuários desde janeiro, uma retração de 30%.
Operadoras | 2019-01 | 2019-06 | Adições | Variação |
TELECOM AMERICAS | 8.512.207 | 8.227.823 | -284.384 | -3,34% |
SKY/AT&T | 5.279.942 | 4.999.821 | -280.121 | -5,31% |
OI | 1.600.974 | 1.584.397 | -16.577 | -1,04% |
TELEFÔNICA | 1.553.178 | 1.460.281 | -92.897 | -5,98% |
Outras | 394.208 | 275.770 | -118.438 | -30,04% |
ALGAR (CTBC TELECOM) | 81.563 | 76.031 | -5.532 | -6,78% |
NOSSATV | 45.989 | 42.843 | -3.146 | -6,84% |
CABO | 44.507 | 42.702 | -1.805 | -4,06% |
Total Geral | 17.512.568 | 16.709.668 | -802.900 | -4,58% |
Em se tratando de tecnologias, o DTH é no ano a que mais perdeu clientes. Desde janeiro, foram 551,6 mil desligamentos, uma retração de 5,86%. Há, ainda, 8,8 milhões de pessoas usando TV por assinatura via satélite. A Sky, segunda maior operadora em quantidade de acessos, usuária da tecnologia, desligou 280 mil clientes DTH. A Vivo, que decidiu ano passado apostas na expansão do FTTH e não mais investir em TV por satélite, registrou 135,7 mil cancelamentos. Já a Claro TV anotou o fim de 103 mil contratos.
Já a TV por fibra (FTTH) tinha uma base bem menor, de 701 mil acessos em junho. O número é 5,19% menor que o de janeiro. Aqui, a Vivo (+52,7 mil) e a Oi (+8,7 mil) cresceram, enquanto os ISPs desligaram 100 mil acessos.
No cabo (HDSL), que fechou o semestre com retração de 2,88% e 7,13 milhões de assinantes, todas as empresas apresentaram encolhimento. A Claro (Net) desligou 181 mil usuários, terminando com 6,8 milhões. Os ISPs tinham em junho 245 mil usuários do tipo, 6,57% menos que em janeiro. A Vivo praticamente encerrou as atividades com esta tecnologia. Se em janeiro tinha 10,2 mil assinantes a cabo, em junho eles eram 302.
No Comment