As queixas dos provedores baianos contra a Neoenergia Coelba ganharam um reforço nesta quarta-feira, 18. A distribuidora cortou os cabos dos ISPs em Morro de São Paulo, uma ilha essencialmente turística, deixando pousadas e órgãos públicos desconectados.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Provedores de Internet da Bahia, André Costa, a Coelba não cumpriu o acordo de rebaixar os postes em apenas um trecho da cidade, ampliando a ação para onde os ISPs ainda não estavam preparados. “Os cabos foram retirados causando prejuízos para a cidade e os provedores”, ressaltou.
O rebaixamento dos postes e o consequente enterramento dos cabos em dutos em Morro de São Paulo com extensão de 1,6 quilômetros é um programa orçado em mais de R$ 20 milhões, que está sendo executado em parceria pela prefeitura local, a Coelba e os provedores. Como os custos são altos, o enterramento está sendo feito por trechos.
“Estava combinado o rebaixamento do ponto A ao posto B, mas a Coelba, sem avisar a ninguém, avançou para o ponto C deixando moradores e turistas do Morro sem conexão”, disse Costa. Para ele, a atitude é mais uma prova do descaso da distribuidora com os provedores de internet.
No ano passado, a Neoenergia Coelba cortou 200 toneladas de cabos de telecomunicações na Bahia e promete aumentar a fiscalização em 2023.
No Comment