Ponto ISP

ISPs de Juazeiro do Norte participam de ação para regularizar cabos

Crédito: DivulgaçãoNesta terça-feira, 20, Prefeitura de Juazeiro do Norte, no Ceará, provedores regionais e distribuidora de energia local, a Enel, promovem mutirão para organizar e limpar os cabos instalados nos postes. Os trabalhos começaram na avenida Castelo Branco, mas devem ser estendidos para toda a cidade.

Segundo Elgton Lucena, diretor do Linkcariri, a ação é considerada como um projeto piloto, que pode ser replicado em outros municípios cearenses. Ele afirma que se trata de uma atuação proativa, de organizar as redes sem cortar cabos ou gerar outros tipos de transtornos.

PUBLICIDADE

Dos cerca de 10 ISPs com atuação na cidade, sete estão participando da operação: a Linkcariri, Brisanet, Mob, Iknet, Turbonet, Acesso Simples e Cariri Conect. A dificuldade maior até o momento é identificar cabos de provedores que não estão mais atuando na cidade.

Pela prefeitura, a ação está sendo coordenada pela Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), mas conta com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Infraestrutura (Seinfra), e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Quanto a cobrança pela instalação de CTOs, anunciada pela Enel no início de fevereiro, continuam as negociações e, consequentemente, os pagamentos estão suspensos. Lucena, da Linkcariri disse que o aluguel de cada poste por sua empresa subiria de R$ 13 para mais de R$ 70, o que elevaria o preço cobrado ao consumidor.

Sair da versão mobile