Provedores de internet que atuam em Salvador e grandes operadoras sofrem, há mais de quatro dias, com incidentes provocados por descarga elétrica, na rede que atende o coração financeiro da cidade, na altura da Professor Magalhães Neto. Empresas e clientes estão sendo prejudicados e os ISPs culpados pela Coelba (Neoenergia) pelos transtornos.
Segundo relatos de ISPs feitos ao Sindicato de Empresas de Internet da Bahia, a Coelba repara a rede de iluminação e liberava para as operadoras lançarem suas redes novamente, mas sem encontrar a causa do problema. Depois de muita cobrança, a distribuidora de energia, que acabou encontrando a raiz dos incidentes na rede que alimenta a iluminação pública, que estava causando a descarga nas cordoalhas das operadoras.
A equipe da Coelba fez o isolamento na quinta-feira por volta da meia noite. O problema é que nesta sexta-feira, 31, a equipe da Prefeitura religou a rede de iluminação pública voltando a provocar incidentes.
Nessa região, passam as redes mais robustas dos ISPs e operadoras, que requerem mais atenção. Essas infraestruturas atendem bancos, escritórios, shoppings, hospitais e consultórios médicos.
Para o Sindicato das Empresas de Internet da Bahia, o incidente serviu para comprovar que os ISPs não são culpados por problemas nas redes, como a Coelba e a Prefeitura apontam. E cobra uma atuação mais eficiente da distribuidora de energia contra os pequenos incêndios que prejudicam a rede na região.
Os prejuízos para os ISPs e operadoras são grandes. Além dos gastos, as empresas sofrem com o abalo nas suas reputações perante seus clientes.
No Comment