A IHS Brasil concluiu uma etapa do seu programa educacional em parceria com o STEM Brasil em Barcarena, Pará. O projeto impactou diretamente duas escolas públicas, envolvendo 19 professores e cerca de 1,8 mil estudantes. A iniciativa, que promove a formação de educadores com foco nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), ofereceu capacitações práticas e acesso à Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV), espaço colaborativo para troca de experiências entre professores.
O programa, que anteriormente já havia sido implementado no Rio de Janeiro, beneficiando quatro escolas e 1,6 mil estudantes, está agora sendo expandido para o município de Bezerros, em Pernambuco. Em sua nova fase, 40 professores de seis escolas participam de formações voltadas para o ensino das disciplinas STEM.
Impacto em Barcarena
Durante a etapa realizada em Barcarena, o programa utilizou kits pedagógicos voltados para áreas como química, robótica e codificação. Os educadores envolvidos destacaram os benefícios trazidos pelo uso de materiais práticos e pelo acesso ao CAV. “A possibilidade de trabalhar de maneira integrada com os colegas e de desenvolver atividades práticas foi essencial para despertar o interesse dos alunos por ciências e matemática”, afirmou um dos participantes.
A experiência em Barcarena segue o modelo aplicado anteriormente no Rio de Janeiro, onde os educadores observaram um aumento no interesse dos estudantes pelas disciplinas exatas. O projeto busca não apenas capacitar os professores, mas também gerar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e participativo nas escolas envolvidas.
Expansão para Pernambuco
Com a conclusão da fase no Pará, a IHS Brasil e a STEM Brasil ampliaram o programa para a cidade de Bezerros, no estado de Pernambuco. Nessa nova etapa, a iniciativa pretende atingir 40 educadores e beneficiar 2 mil estudantes. Assim como nas fases anteriores, o foco será o fortalecimento das habilidades dos professores e a implementação de estratégias pedagógicas voltadas para STEM.
(Com assessoria de imprensa)
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