A Huawei, por meio de sua nova subsidiária, a Huawei DIGITAL POWER, anunciou uma parceria estratégica com a WDC Networks, empresa focada no aluguel de tecnologia (Technology as a Service), nos setores de telecomunicações, TI, energia solar e áudio e vídeo profissionais. As duas empresas já haviam fechado uma parceria em junho deste ano, para trazer ao mercado de energia solar fotovoltaica, novas soluções tecnológicas para os segmentos de alta-potência e sistemas híbridos (on-grid e off-grid), com uso de baterias de lítio para expandir sua atuação dentro dos segmentos de residências mais sofisticadas, comércios e indústrias de médio e grande porte.
Agora, com a ampliação dessa parceria, a meta é focar nas soluções da área de Digital Power, oferecendo para os clientes no Brasil a possibilidade de locação das soluções em Infraestrutura de Data Centers (Edge e Central) e Armazenamento de Energia (ESS – energy storage system). Essas soluções incluem equipamentos como controle inteligente de temperatura e energia, baterias de lítio, e sistemas híbridos de energia que suportarão a infraestrutura de 5G.
A expectativa é de que a tecnologia tenha um faturamento de US$20 bilhões no mundo todo em 2025. As soluções ajudam as operadoras de telecomunicações a simplificar as implantações, aprimorar a confiabilidade de energia, aumentar a eficiência energética e tornar O&M (Operation & Maintenance) inteligente, permitindo que as redes TIC evoluam para 5G em nuvem mais facilmente.
“Essa novidade tem como objetivo potencializar ainda mais a parceria entre a WDC e a Huawei. Agora, além da parceria no Solar, fazemos parte do segmento de toda a infraestrutura de datacenters, especialmente para atender uma demanda crescente de “EDGE Datacenters”, totalmente alinhado com as necessidades de criar infraestrutura necessária para o 5G e IoT. Nossa missão é valorizar e utilizar a energia fotovoltaica para diversas outras finalidades, unindo a tecnologia à sustentabilidade”, declara o CEO e fundador da empresa, Vanderlei Rigatieri.
“Com a evolução das tecnologias de telefonia móvel, o consumo de energia normalmente dobra a cada nova geração em função do aumento da necessidade de redes em geral. Hoje, as operadoras de celular no Brasil gastam mais de R$2 bilhões por ano só com energia. As soluções desta nova subsidiária da Huawei podem reduzir drasticamente o consumo de energia, em alguns casos com até 30% de economia”, comenta o CEO e fundador da WDC Networks, Vanderlei Rigatieri.(Com assessoria de imprensa)
No Comment