Gao Kexin assumiu como CEO da Huawei para o Brasil no início do mês de abril. Na fornecedora chinesa há 17 anos, seu primeiro cargo foi como vice-presidente da empresa em Camarões. Em 2016, atuou como CEO da Huawei Filipinas, Ásia. Entre 2018 e 2023, ocupou diferentes posições na sede da empresa na China e, agora, chega ao Brasil para dar continuidade ao trabalho de infraestrutura de redes e de conectividade da empresa.
Essa mudança faz parte das políticas de rotação de líderes que a empresa promove periodicamente. Kexin chegou para ocupar o cargo de Sun Baocheng, que esteve na liderança desde 2020. “Sabemos do sucesso da implantação da conectividade 5G e dos desafios que ainda existem para um alcance universal. Mas, estamos aqui para apoiar esse processo de construção de uma sociedade cada vez mais conectada”, declarou o novo CEO da empresa no Brasil.
Planos futuros
Nos planos do novo CEO estão os avanços com a chegada do 5.5G nos próximos anos. “Entramos na era de IoT, como carros conectados, portos inteligentes, mineração automatizada, para citar alguns exemplos. Esperamos ajudar os brasileiros a aproveitarem essas mudanças”, enfatiza.
Além disso, a empresa também anunciou recentemente uma nova zona de disponibilidade de data centers, a terceira no país, em São Paulo. Além disso, no final do ano passado, a Huawei divulgou a instalação de rede 4G ao longo das cidades ribeirinhas do Rio Solimões, no estado do Amazonas, atingindo cerca de quatro milhões de pessoas. Como em outros projetos, esse foi feito em parceria com um provedor local.
Operação nacional
A Huawei Brasil opera através de quatro unidades de negócios distintas em território nacional. A primeira, conhecida como Huawei Carrier Network Business Group (CNBG), é responsável por fornecer soluções abrangentes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para operadoras e provedores de internet. Em seguida, a Huawei Enterprise Business Group (EBG) oferece soluções tecnológicas destinadas ao mercado corporativo e ao setor público. A terceira unidade, Huawei Cloud, se concentra na disponibilização de infraestrutura e soluções para computação em nuvem, Inteligência Artificial e Big Data. Por fim, a Huawei Digital Power é dedicada a prover soluções sustentáveis para geração e armazenamento de energia fotovoltaica. (Com assessoria de imprensa)