O governo criou uma série de grupos técnicos para fazer um diagnóstico de infraestruturas críticas do país, avaliando interdependências ou interferências entre as diversas redes prioritárias do país. Entre elas, estão a de telecomunicações e da radiodifusão.
O trabalho será comandado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no âmbito da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho do Governo. Cada GT terá prazo de um ano para conclusão do levantamento, com exceção aos relativos a fronteiras, que deverão concluir o estudo em até seis meses.
o Grupo Técnico de Segurança de Infraestruturas Críticas para elaboração do Diagnóstico Nacional do setor de Telecomunicações será formado por representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que o coordenará; do Ministério da Defesa; do Ministério das Comunicações; do Comando da Marinha; do Comando do Exército; do Comando da Aeronáutica; da Agência Nacional de Telecomunicações; e da Conexis Brasil Digital.
O GT que fará o diagnóstico da radiodifusão do país será formado por representante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que o coordenará; do Ministério da Defesa; do Ministério das Comunicações; da Agência Nacional de Telecomunicações; da Empresa Brasil de Comunicação; da Associação Brasileira de Rádio e Televisão; e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.
Cada órgão terá dez dias para indicar os integrantes dos grupos de técnicos, conforme resolução publicada nesta sexta-feira, 25, no Diário Oficial da União.
No Comment