O Ceará pode ser um dos estados a implantar o 5G em todos os municípios antes do prazo estipulado pela Anatel, em 2029. Esse é o plano do governador Elmano de Freitas (PT), que pretende concluir seu mandato, em 2026, com a instalação da nova tecnologia. Para isso, já iniciou as conversas desde dezembro com a Brisanet, dona do lote da faixa de 3,5Ghz, que contempla os estados do Nordeste e Centro-Oeste, além da faixa de 2,3 GHz para o Nordeste.
Segundo Freitas, investimentos em tecnologia são muito importantes para o estado, que tem condições competitivas significativas, como o ecossistema de cabos submarinos e mão de obra qualificada. “Esses recursos são fundamentais para a geração de mais desenvolvimento econômico e empregos de melhores salários e por isso estamos investindo tanto em educação, para que nossos jovens possam acessar esses postos”, disse.
O governador, que participou sexta-feira, 3, da inauguração do segundo data center da V.tal em Fortaleza, disse que até o final do seu governo, inclusive a área rural do Ceará, estará contemplada com o 5G. “Queremos transformar o estado em um case da nova tecnologia no país”, disse.
Polos tecnológicos
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Salmito Filho, afirmou, por sua vez, que além da antecipação do 5G, o governo estadual está elaborando um plano de ação tecnológico estimulando a instalação de empresas e startups para promover a criação de polos tecnológicos e, ao mesmo tempo, integrar essas áreas. “Esses polos serão instalados onde existem campi de universidades públicas ou privadas”, disse.
Segundo Salmito, o estado oferece uma série de incentivos fiscais, crédito e galpões para atrair negócios, criar o melhor ambiente para receber investimentos das empresas do setor. “Vamos trabalhar para saber como podemos avançar no setor de soluções tecnológicas e de economia digital”, afirmou.