Segundo a empresa, o programa ampliou seu escopo para contribuir com a retomada econômica das pequenas e médias empresas brasileiras neste momento de incertezas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 13 milhões de pequenas e médias empresas foram diretamente afetadas pela crise gerada pela pandemia da COVID-19.
Muitas empresas tiveram de se adaptar rapidamente ao novo contexto, buscando migrar suas operações para o meio digital – o que exige planejamento e uma série de conhecimentos sobre gestão da presença on-line, precificação de produtos, técnicas de vendas, marketing digital, entre outros.
Por meio do Cresça suas Vendas com o Google, o empreendedor tem à disposição canais de orientação e conteúdo com o objetivo de guiá-lo durante essa jornada pelo digital. No site, além da série de treinamentos voltados àqueles que ainda não vendem produtos na Internet ou querem aprender novas habilidades digitais, o programa também oferece recursos para quem já está mais avançado nessa jornada, possui um site e busca crescer seu negócio com anúncios. Saiba mais sobre esses e outros treinamentos na página do Cresça com o Google.
Parceiros de jornada
No ano passado, na primeira edição do Cresça suas Vendas com o Google, mais de 7 mil lojas virtuais foram criadas a partir do programa. Agora, a empresa quer ir além e ajudar ainda mais pequenas e médias empresas a prosperarem no Brasil. A companhia entende que para vender na Internet não basta apenas criar um e-commerce. Para obter sucesso, as PMEs também precisam saber como gerenciar as vendas de forma eficiente, habilitar meios de pagamentos on-line, ou ainda anunciar seus produtos na Internet de maneira atraente. Para isso, o Google buscou parceiros capazes de contribuir com o empreendedor nas diferentes etapas da jornada da venda on-line.
- Para a criação da loja virtual, os empreendedores participantes podem escolher entre a Cielo Super Loja Virtual, a Loja Integrada e o Mercado Shops, que oferecem templates personalizados, permitem o cadastro de um número determinado de produtos, entre outros benefícios.
- A Cielo possibilita a criação de forma personalizada, com imagens do logotipo, produtos ou serviços e modelos simples e intuitivos, com desconto de 50% no plano básico semestral até dezembro de 2021.
- A Loja Integrada dispõe também de um plano de gratuidade para lojas com até 5 mil visitas/mês e 75 produtos ativos, além de três temas grátis e inéditos de personalização e tutoriais exclusivos. A plataforma também dispõe de integração com o Google Shopping.
- Já o Mercado Shops oferece 50% de desconto na tarifa por venda e ainda, disponibiliza soluções completas de entregas e pagamentos, com Mercado Envios e Mercado Pago, e divulgação dos seus produtos no Mercado Livre.
- A Tiny, por sua vez, apoia os empreendedores na integração de diferentes marketplaces e lojas virtuais para facilitar a gestão das vendas on-line, como emissão de notas fiscais, controle de estoque, impressão das etiquetas de envio, entre outros. O plano iniciante é gratuito até dezembro deste ano.
- Por fim, a NAPP ajuda os comerciantes que possuem loja física a anunciar os produtos pela Internet. A plataforma sincroniza o preço e os produtos em estoque automaticamente para o anúncio do produto no Google Shopping. A parceria com o Google dá acesso à instalação gratuita e mensalidade com 35% de desconto no plano iniciante até dezembro de 2021.
Desde 2020, o Google disse que investiu cerca de US$ 348 milhões em cŕeditos no Google Ads para PMEs, fex atualizações em seus produtos voltados a elas e desenvolveu novos treinamentos pensados para este público. “Seguiremos nosso trabalho em meio ao momento desafiador, apoiando o crescimento das pequenas e médias empresas no meio digital”, afirma a companhia. Venha crescer com o Google: g.co/CrescaSuasVendas.(Com assessoria de imprensa)