
A Abranet (Associação Brasileira de Internet) anunciou que Gil Torquato, chairman do AIR Group – empresa do grupo UOL –, assumiu a presidência da entidade a partir desta terça-feira, 1º de abril. O novo corpo diretivo manterá Jesaias Arruda na vice-presidência, enquanto Carol Conway passa a presidir o Conselho.
A nova composição marca o início de um novo ciclo para a associação, que reúne empresas ligadas ao ecossistema da internet no Brasil, como provedores de conectividade, plataformas de fintech, edutechs e companhias de inteligência artificial.
Gil Torquato tem histórico de longa data na entidade. Ele foi vice-presidente executivo da Abranet em gestões anteriores e afirma acompanhar o desenvolvimento do setor desde a fundação da associação. “O mercado evoluiu muito, e a associação também evoluiu junto, ajudando o mercado a se transformar”, comentou.
Ao assumir a presidência, Gil destacou que o principal desafio da Abranet será lidar com os efeitos da transformação digital. Segundo ele, é preciso entender como a tecnologia pode ser aliada na geração de empregos e no avanço de novas oportunidades. “Vivemos um momento em que a tecnologia virou, até certo ponto, uma ameaça para os empregos. Mas, na minha opinião, é justamente o contrário”, disse.
Torquato defende que a associação atue de forma mais incisiva nos debates públicos que envolvem inovação, conectividade e regulação do setor digital. “A associação precisa acompanhar essas evoluções, promovendo debates internos e, principalmente, discutindo como a regulação pode contribuir para o avanço – e não travar a evolução”, afirmou.
A nova direção assume com a proposta de fortalecer institucionalmente a entidade e promover um ambiente regulatório mais equilibrado, que estimule o desenvolvimento do setor de internet no país.