Do Tele.Síntese
A demanda aquecida de redes de fibra óptica no Brasil, especialmente por parte dos provedores regionais de acesso à internet e em menor medida por parte das grandes operadoras — leia-se Telefônica — levou a Furukawa Electric Latam a ter um crescimento da receita líquida em 2017 superior ao estimado. A subsidiária da fabricante japonesa fechou o ano fiscal encerrado em março com receita de R$ 901 milhões, 16% superior à registrada no período anterior. O lucro foi de R$ 31 milhões e o resultado teria sido bem melhor, segundo Foad Shaikhzadeh, presidente da empresa, se ela não tivesse se endividado para financiar seus clientes que precisaram prolongar os prazos de financiamento de 60 para 90 e 120 dias.
Além da demanda de fibra no Brasil — nos demais países da América Latina ela ficou dentro do previsto —, o crescimento das vendas da Furukawa também foi influenciado por um aquecimento do mercado de datacenter a partir de setembro/outubro de 2017 e de uma pequena expansão das exportações, que cresceram 3%. De acordo com Shaikhzadeh, a empresa viu-se obrigada a segurar um pouco a meta de expansão das exportações para poder atender ao crescimento da demanda interna do mercado brasileiro, mas mantém o objetivo estratégico de chegar em 2021 com 40% de suas receitas provenientes do mercado externo. Além da América Latina, vem focando em novos mercados no Sudeste Asiático e Norte da África.
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