Fintech desburocratiza linhas de crédito do Pronampe


Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

A fintech Franq Open Banking, plataforma que conecta agentes financeiro a bancos para a distribuição de produtos e serviços, passa a viabilizar o acesso a crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

A novidade faz parte de mais um movimento do Franq Empresas – uma plataforma automatizada de oferta de crédito para empresas da fintech, e que hoje já representa 40% do volume de crédito solicitado pela Franq a suas atuais instituições parceiras do segmento, contabilizando, somente em 2021, R$ 6,5 bilhões em volume solicitado de crédito para as empresas.

PUBLICIDADE

As linhas de crédito do Pronampe contabilizam R$ 50 bilhões para investimentos e capital de giro que poderão ser utilizados pelos empreendedores com diferentes fins: aquisição de máquinas e equipamentos, realização de reformas, pagamento de salário dos funcionários e de contas como água, luz e aluguel ou a compra de matérias-primas e mercadorias.

Essa nova fase do programa de crédito e beneficia também empreendedores como artesãos, manicures, borracheiros, doceiras, padeiros e barbeiros e pode ser um auxílio a milhões de PMEs. O Brasil conta hoje com 13 milhões de MEIs e 5,5 milhões de micro e pequenas empresas, o que corresponde a 98% das empresas existentes no país. É um contingente enorme que pode se beneficiar da assessoria personalizada dos cinco mil Personal Bankers, aliada à tecnologia de plataforma.

Como funciona

Antes, as propostas eram feitas de forma individualizada. Por exemplo, uma pessoa ia de banco em banco, pessoalmente, procurar a melhor oferta de empréstimo, esperar a burocracia da análise de crédito e aguardar aprovação ou negação do contrato. Agora, com a chegada do Open Finance várias instituições financeiras estão apostando na arquitetura aberta de oferta, permitindo através de parcerias, acelerar e democratizar as ofertas e a Franq automatizou a consolidação de linhas PJ em uma interface simples para o Personal Banker auxiliar a sua carteira de clientes.

Com a tecnologia do Franq Empresas, o profissional aborda seu contato, PJ , envia uma carta-convite pedindo a autorização para cadastrar os dados do cliente no seu aplicativo da Franq.

Com isso, todas as instituições parceiras passam a ter acesso e pré-aprovar as linhas de crédito e o Personal Banker auxilia a empresa a encontrar a oferta mais adequada.  Quando o cliente escolher uma das propostas, é só seguir a jornada de contratação no ambiente do parceiro. Tudo de forma segura e dentro dos padrões da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD).

O grande diferencial do modelo de negócio da fintech para um banco tradicional é que o cliente final pode optar pelo melhor serviço disponível a ele, independentemente da instituição financeira, sem ficar preso somente ao banco que é correntista, por exemplo.(Com assessoria de imprensa)

Previous Prodest e Luz Força Santa Maria se unem por expansão de rede no ES
Next Vero vai usar rede da Fibrasil para expandir atuação

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *