Vídeos de “melhores produtos” de plataformas de marketplace estão ajudando empreendedores a lucrar no Tik Tok. De acordo com o especialista em vendas pelas redes sociais, Maurecy Moura, o formato que a plataforma permite a apresentação de produtos e serviços pode criar o desejo de consumo e elevar as possibilidades de engajamento e viralização.
“Desde abril deste ano, o Tik Tok permitiu a integração com algumas plataformas de e-commerce, ao WhatsApp Business e disponibilizou formas de pagamento por cartão de crédito, boleto e Pix. Isso faz o canal ser muito propício para as vendas”, explica Maurecy.
Atualmente, são duas formas de usar a plataforma. A primeira é criar vídeos usando as famosas trends (ou tendências) como dancinhas e músicas do momento. Vídeos engraçados, utilizando o formato “ponto de vista” também estão no topo da lista como modalidades de conteúdo.
A segunda maneira de lucrar na plataforma é sendo um afiliado de um marketplace, como a Shopee e o Mercado Livre. Exemplos de conteúdo deste tipo são pessoas que têm lojas ou criam links patrocinados de lojas existentes e postam vídeos dando dicas em diversas categorias. Alguns exemplos são produtos para a casa, produtos baratos, roupas, acessórios e muito mais.
Maurecy listou algumas dicas de como aproveitar o maior potencial do Tik Tok para vender melhor pelas redes sociais:
- Definição do público-alvo: defina para quem você quer falar. Público feminino, pessoas que se interessam por utilidades domésticas ou artefatos para jogos, por exemplo. Dicas de marketing digital, de emprego e oratória também são bem populares para a venda de cursos ou consultorias. Definindo o público e tipo de conteúdo, o algoritmo do Tik Tok, que usa os interesses dos usuários como guia por meio das curtidas e comentários deles, estará melhor calibrado para direcionar seu conteúdo ao público mais propício a consumir seu produto ou serviço.
- Invista em conteúdo criativo: Aposte em vídeos mostrando como se usa um utensílio doméstico ou como aquela peça de roupa cai bem em determinado formato de corpo, por exemplo. Os vídeos narrados têm ganhado uma forte preferência do público.
- Quanto custa? Esqueça esconder o preço: quanto mais transparente seu conteúdo for, mais chances de ser direcionado ao público correto. Afinal, para todo produto há um comprador.
- Mostre os bastidores e novidades: De que forma você monta uma caixa que será entregue pelo correio para o comprador? Como foi o encontro com um cliente no dia anterior? Chegou um novo produto ou você está desenvolvendo um novo serviço? Mostre tudo isso por meio de vídeos! Isso faz com que os seguidores se sintam parte do seu negócio.
- Aprenda a editar vídeos: Se a plataforma é rica em vídeos e você pode usar até 3 minutos para expor seus produtos de forma criativa, você precisa fazer isso da melhor forma possível. Aprenda como cortar os vídeos, incluir músicas e fazer transições com tutoriais no YouTube e também aplicativos gratuitos. Isso fará com que seu conteúdo se destaque pela credibilidade e qualidade.(Com assessoria de imprensa)