Fugir da inadimplência é uma tarefa difícil, porém necessária para diversas empresas, principalmente quando a situação econômica nacional mostra uma tendência de endividamento. Segundo a Serasa Experian, são 66,82 mi de inadimplentes no Brasil. O Mapa da Inadimplência apontou ainda que são R$ 231,31 milhões de dívidas, sendo que o valor médio por pessoa é de aproximadamente R$ 4.211,83
A inadimplência atrapalha o crescimento de qualquer empresa, independente do setor de atuação. É uma situação seria que pode comprometer a saúde financeira e colocar em risco o desenvolvimento de uma gestão. “É essencial saber cobrar clientes inadimplentes, por mais que não exista um protocolo a ser seguido. É sempre bom evitar e superar obstáculos que dificultam o crescimento dos negócios e, para isso, os empreendedores devem estar atentos a alguns pontos”, destaca Christophe Trevisani, CEO da eNotas, solução tecnológica que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil.
Pensando nisso, o executivo compartilha 7 dicas com o intuito de auxiliar na cobrança de clientes inadimplentes. Confira abaixo:
- Conheça o perfil de seus consumidores
É preciso conhecer as principais características, os objetivos e as dores de seus consumidores. Essas informações permitem que você determine a abordagem correta e como eles se posicionam no mercado para cobrar clientes.
Além disso, dados gerenciais, como e-mail e telefone, serão essenciais no momento de cobrar as inadimplências. Por isso, mantenha um registro atualizado de todos os consumidores do seu negócio.
Lembre-se de categorizá-los de acordo com o perfil de consumo, os produtos adquiridos e outras peculiaridades que existirem.
- Realize treinamentos com a equipe
Um time preparado é um fator decisivo para cobrar clientes inadimplentes. Todos os funcionários devem conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a fim de evitar atitudes abusivas e problemas com a justiça, por exemplo.
Saiba que o CDC ainda determina pena de três meses e multa para quem não o respeitar. Por isso, realize treinamentos constantemente. Faça com que todos estejam alinhados e utilizem técnicas de cobrança amigáveis e que respeitem o Código de Defesa do Consumidor.
- Descubra as causas dos atrasos
Ao conhecer os motivos do atraso, é possível ajudar o consumidor com mais facilidade. Se possível, analise cada situação antes mesmo de enviar e-mails ou fazer ligações telefônicas. Os dados disponíveis em ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) são de grande ajuda e devem ser utilizados o quanto antes.
- Negocie a dívida
O momento da negociação é um dos mais importantes, já que qualquer deslize pode colocar os seus objetivos em risco. É necessário ser claro e ter muita confiança, sem mostrar medo ou constrangimento.
Apesar de ainda não ter pago, o consumidor sabe que a cobrança é prevista em lei e que não há para onde fugir da inadimplência. Mas, não é por isso que você deve ser rude ao cobrar o cliente. A cordialidade é essencial nessas horas.
- Faça um bom roteiro de cobrança
O setor de cobrança é tão importante quanto a área de marketing ou de vendas. Ele deve ser extremamente profissional e padronizado. Isso só acontece quando existem rotinas e estratégias desenvolvidas ao longo do tempo. O uso de métricas ajuda a monitorar o desempenho das técnicas utilizadas e a criar um passo a passo para toda a equipe cobrar o cliente.
É importante se atentar a grande quantidade de meios de comunicação que existem hoje em dia. SMS, e-mails marketing e ligações telefônicas ajudam a encurtar a distância entre o seu negócio e o mercado.
- Utilize tecnologias
Empreendedores já utilizam diversas ferramentas para automatizar tarefas, como a emissão de notas fiscais e o controle de fluxo de caixa. Contudo, muitos se esquecem que é possível aplicá-las para cobrar clientes inadimplentes. Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente é a ferramenta ideal, o já citado CRM. Ele facilita o relacionamento de sua empresa com clientes, monitorando tudo o que acontece, documentando nomes, e-mails e outros dados cadastrais.
- Apresente benefícios para quem paga em dia
Outra técnica se relaciona à criação de benefícios para clientes que respeitam os prazos de pagamento. Esses incentivos podem ser descontos ou promoções em compras futuras. Outra possibilidade é criar um sistema acumulativo de pontos com brindes e sorteios. Faça campanhas divulgando esse sistema de vantagens para quem estiver em dia, para estimular que os clientes inadimplentes também paguem em dia.(Com assessoria de imprensa)