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eSocial terá nova versão para micro e pequenas empresas em 2021

O governo anunciou que fará uma nova rodada de ajustes do eSocial, lançando uma nova versão do sistema no ano que vem. A atualização será destinada especialmente às micro e pequenas empresas brasileiras, que poderão apresentar as informações de seus funcionários nos mesmos formatos do MEI (microempreendedor individual) e do empregador doméstico.

A mudança no sistema que unifica os registros de dados e obrigações trabalhistas tem como objetivo reduzir processos burocráticos e onerosos para empreendimentos de menor porte, que poderão utilizar uma solução semelhante àquela já utilizada por alguns empregadores.

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A partir de 2021, portanto, as empresas com até 50 funcionários, que representam cerca de 70% dos empregadores do país, poderão enviar dados trabalhistas ao governo de forma simplificada, através de um formulário da internet, sem que um programa especializado para tal seja necessário.

Em 2020 seis obrigações acessórias para departamento pessoal, que servem de base para a entrega de tributos, foram substituídas pelo eSocial. A estimativa é de que em 2021, outras nove deixarão de ser exigidas.(Com assessoria de imprensa)

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