Entenda por que o AX2 foi o roteador Wi-Fi 6 preferido dos ISPs em 2024


Projetado como um modelo de ótimo custo-benefício na tecnologia Wi-Fi 6, o roteador HUAWEI WiFi AX2 foi a principal escolha dos ISPs este ano, principalmente por conta dos recursos que oferece, como o HUAWEI HiConfig, sistema de configuração remota em massa, e o EasyMesh, que permite conexão com roteadores de outras marcas, aumentando a fidelidade do cliente e ajudando a reduzir o custo de operação.

Publicidade

O aparelho, disponível no País desde 2022, otimiza aquilo que os assinantes mais desejam nos planos de banda larga – velocidade, estabilidade e sinal de amplo alcance –, ao mesmo tempo em que facilita as operações dos provedores de serviços de internet (ISPs), com diversas funcionalidades para a gestão da rede.

Não à toa, o aparelho ainda é o modelo preferido da Huawei no mercado brasileiro até agora – isso considerando que a marca é líder em roteadores Wi-Fi 6 no País. Isso porque ele conta com o melhor custo-benefício da sexta geração de internet, aliando qualidade de conexão a funções essenciais de gestão. Os ISPs ganham a confiança dos clientes pela qualidade do serviço e podem crescer no mercado.

Custo-benefício

Com o preço de venda para o consumidor final no e-commerce em torno de R$ 250, o AX2 se destaca por fornecer uma conexão veloz, estável e segura sem ter que gastar muito. O aparelho conta com taxa de transmissão de até 1.500 Mbps e funciona em banda dupla, entregando 1.201 Mbps na frequência de 5 GHz e 300 Mbps na de 2,4 GHz.

A operação das faixas de frequência, inclusive, é feita de forma inteligente, alternando a banda automaticamente conforme a demanda de cada dispositivo conectado, o que ajuda a evitar congestionamentos na rede, além de aumentar a flexibilidade do usuário.

Abrindo porta para serem utilizados em diferentes cenários e flexibilizando a operação dos provedores, o AX2 traz o recurso EasyMesh, que é um método de autenticação baseado em padrão desenvolvido pela Wi-Fi Alliance. Em linhas gerais, o recurso permite que roteadores de diferentes marcas formem uma rede única em ambientes domésticos e corporativos.

Além de facilitar a criação de uma rede unificada com dispositivos de fornecedores distintos, o EasyMesh oferece suporte à transferência de roaming e é capaz de sincronizar parâmetros – ou seja, se o SSID (Identificador de Conjunto de Serviços), a senha e o modo de criptografia forem alterados na rota primária, as definições poderão ser sincronizadas automaticamente na rota secundária.

Como resultado, o recurso ajuda a estabelecer uma topologia de rede doméstica, implementar a expansão da rede Wi-Fi, melhorar a cobertura e facilitar o gerenciamento da rede.

O modelo também vem equipado com a tecnologia HarmonyOS Mesh+, uma solução da Huawei focada em roteadores da própria marca que simplifica e otimiza o pareamento de roteadores para criação de redes mesh, amplificando a zona de cobertura do sinal. A aplicação permite que vários pontos de acesso funcionem em conjunto, mantendo uma conexão forte conforme o usuário se locomove pelo ambiente, o que se mostra um diferencial importante para conectar todos os cômodos de casas grandes.

Vale destacar que o roteador também é muito prático para a gestão operacional dos ISPs. Isso porque é compatível com o HUAWEI HiConfig, uma solução por meio da qual é possível configurar diversas unidades a partir da criação de um parâmetro individual.

Dessa forma, basta o provedor configurar um modelo de AX2 e, depois, replicar as definições técnicas para os demais aparelhos. A tecnologia HiConfig, sem dúvida, se mostra a principal ferramenta para reduzir o retrabalho e dar celeridade às operações de banda larga.

Segurança e praticidade

Os usuários do AX2 podem ficar tranquilos no que diz respeito à segurança da rede. O aparelho acompanha a tecnologia HUAWEI HomeSec, um conjunto de recursos que protege o ambiente digital contra ataques hackers, de força bruta e de envenenamento por ARP (protocolo de resolução de endereço).

Adicionalmente, o usuário pode ter o controle do roteador na palma da mão. Por meio do aplicativo HUAWEI AI Life é possível configurar o AX2 facilmente, com funcionalidades como criação de senhas Wi-Fi para convidados e gerenciamento dos dispositivos conectados.

A ferramenta ainda mostra o status dos dispositivos conectados e do alcance da rede pela casa. Em caso de falha de conexão, o app traz dicas sobre como o assinante pode resolver o problema sem a necessidade de solicitar uma visita da equipe técnica do provedor.

O aplicativo ainda conta com diversos recursos de controle dos pais. Sendo assim, os responsáveis podem limitar o tempo de conexão dos filhos, bloquear sites e aplicativos inadequados e acompanhar as páginas visitadas na web.

Para facilitar a instalação e manutenção, o roteador possui três portas Gigabit Ethernet. Todas são autoadaptáveis para WAN/LAN, tirando a necessidade se preocupar com a porta na qual o cabo de conexão é inserido, reduzindo erros dos usuários e, consequentemente, a necessidade de suporte dos provedores.

Além disso, o design do aparelho foi pensando para reduzir interferências ao máximo possível na mesma frequência. Isso envolve as quatro antenas direcionáveis projetadas para reforçar a capacidade da conexão.

Principais vantagens do HUAWEI WiFi AX2

  • Roteador Wi-Fi 6 com preço acessível
  • Banda dupla de conexão (2,4 GHz e 5 GHz) com revezamento inteligente
  • Rede única com outros roteadores com o EasyMesh
  • Configuração em lote e remota, por meio da solução HiConfig
  • Facilidade para criação de redes mesh com roteadores da marca, por meio da tecnologia HarmonyOS Mesh+
  • Suporta até 64 dispositivos conectados simultaneamente
  • Três portas Gigabit Ethernet WAN/LAN, com adaptação automática
  • Antenas direcionáveis para redução de interferências e reforço de sinal
  • Controle dos pais
  • Compatível com o aplicativo HUAWEI AI Life
  • Segurança reforçada com HUAWEI HomeSec

 

Saiba mais sobre o AX2 na página da Huawei Brasil.

 

 

Previous Oracle abre inscrições para programa de capacitação em tecnologia e IA
Next Carvalho: um cenário promissor para o mercado de Data Centers brasileiro