“Isso trouxe outras variáveis importantes ao negócio, como a intensificação dos cuidados com a segurança, para proteger-se contra o vazamento de informações, e ainda adaptações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta o tratamento de dados pessoais pelas empresas”, analisa Christina, que é doutora em Business Administration e mestre em Desenvolvimento de Tecnologia.
Para Janaina, coach profissional e especialista em neurogestão e gestão de pessoas, o recrutador que busca um bom resultado no fechamento de vagas precisa estar atento às diferenças de cada função. “No momento da entrevista, esse conhecimento é essencial para que tenha um bom rendimento na condução da entrevista, e principalmente para transmitir segurança ao candidato no que se refere às competências necessárias para a vaga em questão.”
A seguir, as especialistas apontam as nove vagas mais procuradas em TI, nas áreas de gestão, desenvolvimento e infraestrutura. Para cada uma delas o contratante deve conhecer as habilidades necessárias e saber reconhecê-las nos candidatos:
- Gestor de Inovação/Transformação digital: Focado em descobrir novas formas e tecnologias que apoiam a definição do plano de negócios da empresa, principalmente para trazer mais agilidade às entregas e maior retorno financeiro.
- Desenvolvedor de Software Web Full Stack: Desenvolvedor que pode atuar tanto no visual do aplicativo, site ou software, como no lado do servidor, incluindo regras de negócios e banco de dados e, em alguns casos, no desenvolvimento mobile (de aplicativos móveis).
- Data Analytics (Analista de Dados): O objetivo desse profissional é examinar uma grande quantidade de dados e extrair insights e padrões, criando estratégias e decisões para o desenvolvimento do negócio. São responsáveis pela coleta, organização e obtenção de resumos estatísticos em relatórios para que as empresas tomem suas decisões estratégicas.
- Ciência de Dados: O cientista de dados reúne, interpreta e faz previsões que ajudam na tomada de decisões. Estes profissionais também podem executar as funções do analista de dados, mas vão além: são especialistas em modelagem preditiva e aprendizado de máquina, criando modelos preditivos complexos que podem fornecer recomendações válidas com base em dados históricos.
- Inteligência Artificial: Nesta área, o profissional desenvolve métodos de análise de dados que automatizam a construção de modelos analíticos, através do uso de Inteligência Artificial. Baseia-se na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.
- Segurança Cibernética: É o profissional que administra sistemas de informação e disponibilidade dos recursos, identifica vulnerabilidades em servidores, sistemas, aplicações e networking, para garantir maior segurança e integridade dos dados da empresa. Monitora a segurança e implementa processos e políticas de proteção. Geralmente atua com métodos de Pentest (Penetration Test), cloud computing, firewall e manutenção de antivírus.
- Computação em Nuvem: Atua com a chamada “cloud computing”, tem um perfil mais completo, com alto conhecimento em desenvolvimento, segurança e infraestrutura para a análise dos indicadores do ambiente computacional. Verifica a evolução da infraestrutura e otimização destes recursos, de forma a garantir que as soluções em nuvem funcionem de acordo com o desejo dos clientes e usuários em relação à segurança, disponibilidade e desempenho. As plataformas em nuvem ou Cloud mais conhecidas são AWS, Google Cloud, Azure, IBM Bluemix, Alibaba Cloud, Oracle Cloud e são utilizadas para armazenagem de dados, substituindo os servidores físicos.
- Suporte à Data Center: O analista de suporte NOC (Network Operations Center), é responsável por monitorar e executar scripts para estabilização dos incidentes de forma imediata, geração de informações para as equipes de suporte de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI, entre outras atribuições.
- Administração de bancos de Dados: O administrador de banco de dados, comumente chamado de DBA (sigla em inglês de “Database Administrator”), é o profissional responsável por gerenciar, instalar, configurar, atualizar e monitorar um banco de dados ou sistemas de bancos de dados.(Com assessoria de imprensa)