Além de melhorar processos, a gamificação surgiu com a missão de aperfeiçoar o aprendizado de colaboradores e promover a participação voluntária da equipe. Através da evolução dos desafios e sistemas de pontuação, similar aos jogos de videogame, o colaborador desenvolve melhor funções cognitivas, que absorvem o conteúdo aplicado por mais tempo.
Pensando nisso, Felipe dos Santos, CEO e fundador da Play2Sell – primeira plataforma especializada no treinamento de vendedores por meio de games no Brasil – lista quatro benefícios que esse tipo de estratégia pode agregar para equipes de vendas.
1 – Aprendizado conjunto:
A gamificação é um caminho divertido, lúdico e estimula a troca de ideias entre os membros da equipe de vendas. Dessa forma, eles podem testar os conhecimentos adquiridos, se ajudarem mutuamente e ganhar pontos, que podem ser trocados por benefícios. Tudo isso em um ambiente divertido, de competição saudável e colaborativo.
2 – Maior compreensão do conteúdo:
É possível, em um treinamento gamificado, inserir elementos e estímulos práticos que ajudam os colaboradores a desenvolverem questões comportamentais e funções cognitivas. Dessa forma, o cérebro consegue assimilar com mais clareza o conhecimento, armazenando as informações por mais tempo.
3 – Competição saudável
O time de venda é constantemente cobrado por metas e, consequentemente, cria-se um ambiente competitivo e pesado entre os colaboradores. Através da gamificação, essa competição fica mais amena porque essa estratégia vai contra o modelo tradicional de premiar apenas um funcionário. A gamificação promove a cooperação entre o time, usando a competição como estímulo saudável.
4 – Programa de recompensas e premiação
Naturalmente, os vendedores gostam de competição e acreditam em premiações como forma de reconhecimento e produtividade. Com a gamificação, as vitórias e premiações para a equipe os estimulam a aprender mais e as recompensas passam a depender do desempenho e performance de toda a equipe.(Com assessoria de imprensa)