Empregos na área de TI têm alta no Brasil mesmo na recessão


Quality abre vagas em TIc. Crédito-Freepik
As vagas são para 10 unidades da federação. Crédito-Freepik
Empregos de TI crescem mesmo na recessão/Crédito: Freepik
Empregos de TI crescem mesmo na recessão/Crédito: Freepik

Os empregos no ramo de serviços em tecnologia da informação (TI) tiveram alta no Brasil mesmo em época de recessão, especialmente no pico da pandemia de Covid-19, em 2020. E o Paraná foi um dos estados com maior crescimento em vínculos ativos empregatícios no setor.

É o que aponta o report recém-publicado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), entidade que representa de forma empreendedora e política as empresas privadas nacionais produtoras de tecnologia no estado do Paraná. Os dados foram coletados no Ministério da Economia, na base da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

PUBLICIDADE

Para a análise, foram considerados os vínculos ativos, ou seja, quando o contrato de trabalho está em vigência e o funcionário em atividade. O relatório apontou que, ao final de 2020, existiam 501,4 mil vínculos ativos, o que representou um crescimento médio de 5% em relação ao ano anterior. O Paraná foi o sexto estado no ranking de geração de empregos em TI, com 31,7 mil vínculos ativos, o que representou 6% do montante nacional, enquanto São Paulo teve 214,7 mil vínculos, seguindo como polo nacional em empregos na área de tecnologia.

O que chama a atenção em relação ao desempenho do estado do Paraná foi o crescimento em 2020. Se o Brasil apresentou 5% na média, o Paraná teve 10% no aumento de empregos ativos em TI, uma margem muito expressiva. “Isso reflete como o nosso estado tem cada vez mais se desenvolvido como um local de desenvolvimento de tecnologia, e mesmo em tempos mais difíceis, os investimentos em inovação se fizeram válidos e aumentaram as vagas criadas no estado”, celebra Lucas Ribeiro, presidente da Assespro-PR.

Destaques

Ainda buscando entender o cenário como um todo, o relatório apontou quais foram as áreas que concentram mais trabalhadores e, também, as que tiveram maior crescimento.

No Brasil, a área de Desenvolvimento de Programas de Computador Sob Encomenda teve mais de 118 mil vagas (24% do total), seguida de Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação com 99,7 mil (20%) e Consultoria em Tecnologia da Informação com 76,6 mil (15%). Já no Paraná, Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação foi a principal área, com 8,7 mil vagas (27%), seguida de Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Não Customizáveis, com 6 mil (19%).

Em termos de crescimento, tanto no Brasil quanto no Paraná, o segmento de Portais, Provedores de Conteúdo e Outros Serviços de Informação na Internet apresentou as maiores taxas de crescimento de emprego no ramo de Serviços em TI: 27% no Brasil e 22% no Paraná.(Com assessoria de imprensa)

Previous Anúncio em rádio leva Net Rubi Fibra a conquistar novos clientes
Next Em 2022, a Use Telecom vai expandir cobertura no NE

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *