A rede da Eletronet no estado de Tocantins começa a ser restaurada neste sábado, 12, com o lançamento dos cabos OPGW e a realização das fusões das fibras nas caixas de emendas. Porém, a ligação dos provedores será feita ao longo do tempo. Por enquanto, os ISPs continuarão ligados na rede levantada em mutirão na semana passada.
A rede de banda larga da empresa caiu no dia 1º, em função de um forte vendaval, que derrubou cinco torres de Furnas no Tocantins. Preocupada com a queda do serviço, a Eletronet concordou com a proposta dos ISPs locais, de construir uma rede provisória, margeando a BR-153.
Segundo o diretor de Operações da Eletronet, Anderson Jacopetti, a empresa vai agendar a migração da rede provisória com os ISPs. Ele ainda não sabe o que será feito com a infraestrutura levantada em mutirão com 15 provedores regionais.
Jacopetti disse que, com a restauração da rede, os serviços prestados nas regiões Norte e Centro-Oeste voltam ao normal. Já os links para a região Nordeste, de acordo com o diretor, não sofreram alterações, já que essa rota o serviço é protegido.
No Comment