Eletronet ativa IX em Belo Horizonte


Eletronet ativa IX em Belo Horizonte, Crédito-Freepik
Crédito-Freepik
Eletronet ativa IX em Belo Horizonte, Crédito-Freepik
Crédito-Freepik

A Eletronet anuncia a ativação do IX de Belo Horizonte, ampliando o leque de operação e a oferta de produtos na região. Com a expansão da rede, a Eletronet marca presença em 27 Pontos de Interconexão pelo Brasil e pelo mundo.

O IX, também conhecido como Ponto de Troca de Tráfego (PTT) ou Internet Exchange Point (PIX), é um componente fundamental da infraestrutura da Internet, por meio do qual os Sistemas Autônomos Independentes, englobando provedores de acesso (ISPs), provedores de conteúdo da Internet, redes de distribuição de conteúdo (CDNs), instituições acadêmicas, financeiras e governamentais, dentre outros tipos de redes, podem interligar-se diretamente com a finalidade principal de trocarem tráfego de Internet entre si, permitindo a diminuição de latência, melhoria da qualidade e otimização da internet.

PUBLICIDADE

“Usualmente, um provedor, para acessar os conteúdos que seus clientes procuram, precisa estabelecer links diretos com centros de concentração de conteúdo, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Fortaleza, diretamente ou por meio da contratação de links de dados, porém, com o IX estas conexões passam a não ser mais necessárias, tornando a troca de dados direta, mais eficiente, elevando os níveis de segurança”, explica Célio Mello, gerente de produtos da Eletronet.

A ativação do IX em Belo Horizonte irá atender, principalmente, provedores da região. Porém, provedores de todo o Brasil que tenham interesse em trocar tráfego e acessar conteúdos presentes no IX também vão se beneficiar com a conexão. Desta forma, clientes da Eletronet distribuídos pelo Brasil saem na frente com conectividade diferenciada por meio de peering com os participantes do ponto de troca de tráfego de Belo Horizonte.

A Eletronet irá oferecer as modalidades de trânsito IP de seu portfólio, como o Full IP e o IP Brasil, além de permitir também a conexão do cliente diretamente ao IX, tanto fisicamente por meio de um Golden Jumper ou por meio de conexão lógica via VLAN, utilizando a conexão da Eletronet ao PIX.

O PIX de Belo Horizonte é um IX com grande relevância no Brasil, pois conta com 102 participantes e mais de 30 Gbps de tráfego. Neste cenário, a Eletronet entra para somar mais ainda, trazendo novos participantes e com a missão de fazer o tráfego crescer ainda mais, como fez nos outros pontos com os quais se conectou recentemente.

A Eletronet já está presente em Belo Horizonte com 3 POPs na região metropolitana (Barreiro, Taquaril e Itambé), além de ter outros 29 POPs distribuídos no estado de Minas Gerais.

Ampliação de participação nos PIXs 

Atualmente a Eletronet opera em 27 IXs, sendo 19 nacionais (com cinco próprios e participação em outros 14, conectada diretamente ao IX central) e 08 internacionais. A operadora ainda conta com 166 POPs interligados em sua rede própria de fibra óptica.

“A Eletronet é uma das operadoras brasileiras com maior conexão aos PIXs, sejam eles nacionais e internacionais. Acreditamos que IX é uma forma de regionalizar o tráfego, o que melhora a qualidade das conexões de internet, permite otimização de investimentos pelos provedores e contribui para a inclusão digital”, garante Mello.

(assessoria de imprensa). 

Previous Fibracem lança caixa terminal com dupla função
Next Rodrigues: ISPs independentes devem priorizar diferenciais

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *