Diversas tecnologias do padrão ATSC 3.0 tem recomendação do Fórum SBTVD para serem adotadas pelo governo para a próxima geração de televisão digital terrestre do Brasil, que vai oferecer uma nova experiência do telespectador a partir da transmissão via IP, com resolução entre 4K e 8K, HDR (High Dynamic Range), entregando uma imagem mais natural e realista, áudio imersivo (também conhecido como áudio 3D), suporte a transmissão via streaming de banda larga por meio de aplicativos interativos.
O governo brasileiro publicou no Diário Oficial do dia 7 de abril de 2023 um decreto que estabelece as diretrizes para a implementação do padrão de TV Digital 3.0 no Brasil, que sucederá a atual geração do padrão brasileiro, o ISDB-T e que deverá ser especificado por meio de estudos do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD) até 31 de dezembro de 2024. Depois disso, o estudo será avaliado pelo Ministério das Comunicações e aprovado pela Presidência da República e normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
O trabalho da EiTV está sendo o de desenvolver as tecnologias necessárias para que as emissoras de TV aberta possam adotar o novo padrão. “Estamos empenhados em poder entregar ao mercado de TV 3.0 as tecnologias necessárias para a migração para o novo padrão, com base na nossa experiência com a TV 2.0 e a TV 2.5, com inúmeras implementações no Brasil”, afirma Rodrigo Cascão, CEO da EiTV.(Com assessoria de imprensa)