Ponto ISP

EBM Engenharia e Trusted Data assinam contrato para data center da Um Telecom

EBM Engenharia e Trusted Data assinam contrato para data center da Um Telecom
EBM Engenharia e Trusted Data assinam para a construção do data center da UM Telecom | Foto: Freepik

A EBM Engenharia e a Trusted Data firmaram um contrato com a Um Telecom para a construção do data center da empresa em Pernambuco. O empreendimento será o primeiro do estado a obter certificação Tier III em Design & Facilities, destacando-se pela robustez e segurança, com entrega prevista para 2025. A UM Telecom busca expandir sua infraestrutura para acompanhar o aumento da demanda por serviços de alta velocidade e baixa latência.

A construção do novo data center reflete o momento de expansão do mercado de dados no Brasil, particularmente na região Nordeste. De acordo com Eduardo Menossi, CEO da EBM Engenharia, “Nossa experiência na construção de projetos de grande porte será fundamental para o sucesso deste novo data center, que será um diferencial competitivo para a região”.

PUBLICIDADE

O mercado de data centers no Brasil tem registrado forte crescimento nos últimos anos, impulsionado pela digitalização acelerada e pela necessidade crescente de soluções de cloud computing, cibersegurança e Internet das Coisas (IoT). Esse movimento acompanha as tendências globais de maior demanda por serviços de infraestrutura de dados e telecomunicações.

Perspectivas e desafios

A UM Telecom investirá R$ 150 milhões em três fases de desenvolvimento do novo data center, com financiamento de R$ 41 milhões garantido pelo BNDES. O presidente do banco, Aloizio Mercadante, destacou que o projeto é estratégico para o desenvolvimento da região, além de contar com iniciativas sustentáveis, como o uso de energia renovável.

Além disso, segundo Matheus Moura, CTO da Trusted Data, “Este é um passo crucial para a evolução do mercado de Data Centers Edge no Brasil. Nossa parceria com a EBM Engenharia e a UM Telecom reforça nosso compromisso em fornecer soluções de infraestrutura de dados robustas e inovadoras”. Segundo a empresa, nova instalação, com mais de 13 mil metros quadrados e capacidade inicial para 150 racks. (Com assessoria de imprensa)

Sair da versão mobile