A Entidade Administradora da Faixa (EAF) anuncia e a conclusão da implementação da infraestrutura da Infovia 03. Esta é a primeira das seis infovias planejadas pela entidade, e promete atingir mais de 1,5 milhão de pessoas em áreas estratégicas.
As cidades de Belém, Curralinho e Breves, no Pará, juntamente com Macapá, capital do Amapá, agora estão interligadas por uma rede de transporte subfluvial, prometendo uma melhoria no acesso à comunicação nessas regiões. Além disso, com a implementação da Infovia 03, os municípios da Ilha do Marajó (PA) e das capitais paraense e amapaense poderão contar com a melhora da estabilidade de conexão.
Antes da implementação da Infovia 03, a equipe conduziu um estudo de viabilidade de rota e obteve o Licenciamento Ambiental concedido pelo Ibama. Este processo assegurou a preservação dos ecossistemas locais durante todas as etapas do projeto.
Infovia 03
A operação de lançamento do cabo de fibra óptica subaquático teve início em 11 de março de 2024. Durante três semanas de trabalho, os operários instalaram 594 km de cabos de fibra óptica. Além disso, foram mais de 1,3 mil testes ópticos foram conduzidos para garantir o sucesso da operação, atestando a qualidade e a confiabilidade da infraestrutura.
A segunda etapa, realizada logo após o lançamento do cabo, foi a ativação dos sistemas de transmissão óptica. Depois, a operação avançou para a conexão com as redes metropolitanas nas cidades de Belém, Curralinho, Breves e Macapá. Ao todo, são 69 pontos de conexão, incluindo 40 escolas, sete prefeituras, 12 pontos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cinco pontos de saúde, três pontos de defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica) e dois centros de pesquisas, além de possibilitar que operadoras ofereçam pacotes de internet para os moradores.
A Infovia 03 é uma das iniciativas do Norte Conectado, um programa do Governo Federal que visa promover a conectividade na região amazônica. Este programa prevê a implementação de oito infovias ao longo dos rios da Amazônia.
As Infovias 00 e 01 já lançaram, conectando Macapá (AP) a Manaus (AM). A EAF está construindo seis dessas infovias, totalizando mais de 9 mil quilômetros de cabos de fibra óptica subaquáticos. (Com assessoria de imprensa)
No Comment