A DPR Telecomunicações já está comercializando a rede semi-pré-conectorizada modular aos ISPs, uma topologia que une as vantagens da rede tradicional, que exige fusão em campo, mas facilita a ampliação e a pré-conectorizada, que reduz custos e facilita a implantação, mas não prevê ampliação. Com o novo produto, o ISP tem a instalação simplificada e possibilidade de adicionar mais clientes.
Além disso, o novo conceito de rede custa até 70% menos e a instalação é feita na metade do tempo, afirma Rodrigo de Souza Leite e Mello, Gerente de Turn-Key DPR. Ele ressalta que o produto é de grande flexibilidade e permite que o ISP entrante possa fazer a ampliação da sua rede mediante demanda, sem necessidade de alto investimento no início.
Na nova topologia de rede compacta proposta pela DPR, a Topologia Compacta Semi Pré-Conectorizada Balanceada Modular 64 / 96 / 128 Acessos PON, com o desenvolvimento de um novo cabo no mercado com fibras revestidas em 0,9 mm (sem tubos loose), o primeiro nível da transição da rede primária para secundária passa a ser modular e com cabos pré-conectorizados de fábrica. Já na secundária, a conectorização ocorre em campo.
Segundo Mello, a topologia permite a ampliação de até 50% do número de assinantes em uma proposta mais ágil, leve e com um custo-benefício ideal. A manutenção é simples devido à possibilidade de troca de módulos e por ter uma nona fibra que permite uma expansão de ramal da porta PON – o modelo é indicado para locais de alta densidade onde é preferível acesso e banda.
A outra topologia lançada pela DPR é a Compacta Semi-Pré-Conectorizada Desbalanceada Modular 64 Acessos PON, que tem as mesmas características da rede acima, porém, não permite ampliação de assinantes. Também é uma proposta de rede mais ágil e leve. Este modelo é indicado para locais de alta densidade onde a prioridade é a banda, e não o acesso.
Solução completa
Marco Antonio Silva, diretor Comercial da DPR, ressalta que a empresa disponibiliza soluções completas de redes para os provedores de internet, no modelo turn-key, que vai desde ativos de redes, fornecidos pela Nokia, e passivos, fabricados pela própria DPR. A empresa ainda fornece o kit ativação diretamente para o cliente do provedor, agilizando o processo.
Além disso, a companhia contribui para o marketing dos ISPs ao fornecer o Digital Truck DPR Nokia, uma casa digital itinerante construída dentro de um caminhão show com a mais alta tecnologia para demonstração de conexão por meio de fibra óptica. “Na próxima semana, o veículo estará em Taguatinga, no Distrito Federal, onde um provedor local, a Age Telecom, fará uma ação para que as pessoas vivenciem a experiência de estar em contato com diversas modernidades como streaming em TVs, jogos do Playstation 4, sensor de presença, tomadas e câmeras inteligentes”, afirma.