Diretor da Aneel prestes a apresentar proposta para regulação dos postes


Postes

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ricardo Tili, afirmou que apresentará até 24 de maio uma nova proposta de regulação para o uso compartilhado de postes entre distribuidoras de energia elétrica e operadoras de telecomunicações. A minuta será levada à deliberação do colegiado da Aneel nas próximas semanas e, segundo o diretor, buscará um ponto de equilíbrio entre as competências da Aneel e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O anúncio foi feito durante a abertura do evento UTCAL Summit 2025, que reúne representantes dos setores elétrico e de telecomunicações no Rio de Janeiro até 11 de abril.

Publicidade

O compartilhamento de infraestrutura de postes precisa ser pactuado entre Aneel e Anatel. Tem sido um dos principais entraves para a expansão de redes de fibra óptica no Brasil. Prestadoras de telecomunicações, incluindo operadoras e provedores regionais de internet, denunciam valores considerados abusivos cobrados por pontos de fixação, além da dificuldade de acesso a postes em áreas urbanas densas e periferias. Já as distribuidoras de energia alegam perda de controle sobre a ocupação dos postes, o que pode causar riscos de segurança e instabilidade na prestação de serviços.

A ausência de um modelo regulatório único entre as agências tem travado investimentos em diversas regiões, e a expectativa é que a nova proposta da Aneel possa estabelecer critérios mais objetivos e um processo de conciliação com a Anatel.

Além da regulação, o UTCAL Summit 2025 abordou tendências tecnológicas como redes não-terrestres (NTN), inteligência artificial generativa, blockchain, internet das coisas (IoT) e conectividade 5G. Participam representantes da Anatel, Eletrobras, Grupo Energisa, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do European Utilities Technology Council (EUTC). (Com assessoria de imprensa)

Previous Huawei firma parceria com Ektech para fortalecer provedores regionais de internet no Brasil
Next Senado aprova aumento de penas para furto e receptação de cabos de telecomunicações

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *