A empresa de telecomunicações Desktop abriu um processo seletivo exclusivo para pessoas com deficiência (PCD). Com atuação em 184 cidades do interior e litoral paulista, os processos serão abertos nas unidades de Sumaré, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, São José dos Campos, Barretos, São Carlos, Cerquilho, Praia Grande e Lençóis Paulista.
Serão 120 oportunidades para diversas vagas, nas áreas de vendas, suporte, consultoria, almoxarifado, marketing, financeiro e back-office. Tudo isso para assistentes, recepcionistas, analistas e cargos de lideranças, em modelos de trabalho presencial, híbrido e 100% remoto. Interessados devem enviar seus currículos até o dia 3 de junho.
“Temos enorme satisfação em realizar este projeto, no qual vamos garantir que a seleção, a integração e o desenvolvimento dos novos colaboradores sejam feitos de forma respeitosa e acessível, atendendo às necessidades específicas de cada indivíduo. Para a equipe que vai recebê-los vamos proporcionar uma transição suave e capacitar os líderes para uma gestão sensível de pessoas”, afirmou diz Laura Zambon, gerente de produto Universidade Corporativa Korú.
Além de ser PCD, os outros pré-requisitos das vagas é ser alfabetizado e ter 18 anos completos. Os salários iniciam em R$ 1.412,00. A empresa vai contatar os candidatos de forma remota e realizará todo o processo via WhatsApp.
O programa de atração de PCDs da Desktop faz parte da estratégia de diversidade e inclusão. Ele tem como objetivo promover a pluralidade dos seus times e reforçar seu clima organizacional. Uma pesquisa do IBGE mostrou que, embora um a cada cinco domicílios brasileiros tenham uma pessoa com deficiência, apenas 29,2% de PCDs em idade de atuação estão no mercado de trabalho.
A Universidade Corporativa Korú, uma empresa especializada em capacitação e atualização profissional e recursos humanos, conduzirá a iniciativa. Para amplificar o impacto do programa, além da seleção e recrutamento, todos os candidatos participarão de um curso de formação em habilidades comportamentais e de integração humanizados. Tudo isso com objetivo de auxiliar no processo de adaptação e aprofundar conhecimentos.
Acompanhamento interno
Internamente na Desktop, os colaboradores e lideranças seguirão recebendo reforços em seus conhecimentos sobre inclusão de pessoas, como forma de promover um ambiente ainda mais receptivo e acolhedor aos futuros contratados. O diretor de gente & gestão da Desktop, Gustavo de Paula Redondo, explicou que as vagas estão abertas para qualquer tipo de deficiência, gênero e idade.
“Daremos todo o suporte necessário para nossos colaboradores, fornecendo os equipamentos e condições necessárias para o trabalho. PCDs sem um laudo formal de deficiência também podem participar do processo seletivo, pois há um interesse da empresa em mapear talentos da região.