Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio. 


Rodolfo Squique - Gerente de DWDM
Rodolfo Squique – Gerente de DWDM | ¨Entre as novidades, apresentamos o Muxponder 800G 16QAM-PS/400G QPSK, que promete entregar altas taxas em distâncias acima de 1.000 km sem a necessidade de regeneração¨, afirma.

Uma demanda crescente que parte dos usuários e traz um impacto direto no negócio dos provedores. De 2020 para cá, a necessidade de banda ficou ainda mais perceptível. O home-office, alto consumo de streamings, jogos on-line e a popularidade de casas inteligentes tornam o trabalho dos responsáveis por levar conectividade às residências cada dia mais desafiador.

Ao mesmo tempo, a necessidade de redes de transporte deve continuar crescendo nos próximos anos para atender tamanha demanda. Por isso, a Multi PRO e sua parceira ZTE têm apostado na ampliação de seu portfólio e na atualização de equipamentos já consolidados no mercado.

PUBLICIDADE

“Iniciamos o ano trazendo uma das principais apostas para 2024, o DCI ZXONE 7000-C2D, chega para ofertar maior capacidade de banda e flexibilidade na construção de redes ópticas eficientes, com um equipamento de tamanho reduzido e instalação simplificada. Outra novidade é o Muxponder 800G 16QAM-PS/400G QPSK, que promete entregar essas taxas em distâncias acima de 1.000 km sem a necessidade de regeneração. Também aparecem novos amplificadores, prontos para transmitir e multiplexar até 120 canais com apenas um par de fibra óptica”, explica Rodolfo Squique, gerente de produtos DWDM da Multi PRO | ZTE.

Além deles, a empresa já oferece ao mercado ISP’s os consolidados ZXMP M721 e ZXONE 9700.

O primeiro, mais compacto entre todos, é voltado para atender a rede metro e long haul. É composto de transponders de 10, 100 e 200G, camada óptica FOADM/ROADM tem capacidade de até 80 canais, somadas às funções de monitoramento do espectro óptico (OSA) e o fundamental (OTDR), responsável por acelerar a identificação de rompimentos de cabos de fibra na rede com maior rapidez.

Já o segundo, atende uma demanda de ultra long haul. Ou seja, trata-se de um equipamento de alta capacidade de transmissão, com a possibilidade de multiplexar até 120 canais em grid fixo e com suporte a transmissões mais robustas, na casa dos Terabits. O ZXONE 9700 também conta com WSS de até 32 direções para redes ROADM flex-grid, que torna a rede DWDM a prova de futuro, permitindo adequação a qualquer tamanho de canal optimizando o consumo do espectro óptico.

Todo o portfólio da Multi PRO | ZTE é compatível com a ZENIC-ONE, plataforma web de gerenciamento que utiliza mecanismos de inteligência artificial (IA) para simplificar o dia a dia da operação dos data centers e facilitar a detecção de instabilidades na rede, contribuindo para que manutenções sejam realizadas de forma mais rápida.

Projetos de redes ópticas

No mercado de produtos DWDM desde 2021, a Multi PRO | ZTE já implementou mais de 40 projetos em todo o país e 2 rotas internacionais que interligam redes do estado de Rondônia ao Peru. Squique ressalta a robustez dos equipamentos utilizados em implantações feitas nas regiões Norte e Nordeste. “Foram projetos desafiadores, com enlaces maiores que 300 km e sem o uso de sites de amplificação. Uma pequena amostra da qualidade e flexibilidade de nossas soluções para atender demandas complexas”, conclui.

Ainda na linha de projetos, o executivo revela que a intenção é seguir nas participações de RFPs. Especialmente com a alta demanda de ampliação de redes fixas e móveis, muito impulsionadas pela sequência de autorizações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que cada vez mais cidades estejam cobertas pelo 5G. A expectativa do órgão é de que em junho de 2024 a tecnologia já esteja liberada em 3.678 municípios.

Demanda na telefonia móvel

Ao mesmo passo em que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) segue autorizando a disponibilização do 5G para mais pessoas – são mais de 3.000 municípios onde as prestadoras de serviços de telefonia e internet já podem instalar equipamentos e passar a disponibilizar para seus clientes, cresce também a necessidade desses ISP’s em ampliar suas estruturas de rede para atender à demanda. Afinal, por mais que se trate de uma transmissão de dados móveis, a conexão a uma rede fixa se faz necessária para alcançar o núcleo das operadoras.

“Já é sabida a necessidade de ampliação e atualização na infraestrutura de redes de transporte para atender a demanda do 5G. Além disso, os provedores seguem oferecendo maior capacidade para clientes nas redes de acesso. Nossos clientes já estão migrando para XGS-PON, capaz de suportar com tranquilidade essas altas taxas. Mas para que se consiga transmitir grandes capacidades e índice de latência cada vez mais próximo de zero, é preciso aplicar equipamentos DWDM para um desempenho mais satisfatório”, analisa Squique.

Essa e as outras linhas do portfólio da ZTE para o mercado de telecomunicações são comercializadas exclusivamente por sua parceira Multi PRO, marca do Grupo Multi.

Previous Provedores de internet fundam sindicato patronal em Sergipe
Next Em 2023, roubo de cabos de telecom aumentou 15%