A Dell Technologies estabeleceu uma nova unidade com foco no atendimento a prestadoras de serviços de telecomunicações (CSPs, na sigla em inglês). A área, batizada de Dell Telecom Systems Business, já conta com mais de mil profissionais em todo o mundo, dedicados a projetos de transformação digital das operadoras.
Com a ascensão do 5G e da computação na borda (edge computing), essa unidade busca aproveitar as enormes oportunidades para que os CSPs desenvolvam e implementem novos serviços geradores de receita, integrando, implantando e aproveitando as tecnologias mais recentes em velocidade de mercado por meio de um ecossistema aberto de telecomunicações.
A iniciativa começou em 2020, quando a fabricante de servidores e PCs enxergou oportunidade em levar o conhecimento adquirido com a transformação digital de outras verticais ao mundo das telecomunicações.
Com isso, passou a especializar seu time com profissionais altamente capacitados da indústria e mirou o desenvolvimento de soluções de hardware, serviços e software exclusivos para o mercado de telecomunicações. A ideia, explica Sandro Tavares, diretor global de Marketing para Telecomunicações da Dell Technologies, foi estabelecer uma nova vertente de atuação da companhia, indo além do fornecimento de equipamentos tradicionais de computação, para entregar soluções específicas – mas que complementam o know-how histórico da Dell.
“O mercado de telecomunicações está passando por uma transformação muito importante, saindo de uma arquitetura fechada para uma mais aberta e baseada em padrões de cloud. A Dell participou de momentos semelhantes em outras verticais e pode contribuir para levar outras empresas a um modelo baseado em soluções abertas”, diz o executivo.
O momento de transformação do setor de telecomunicações coincide justamente com a chegada do 5G, que abre leque para um núcleo de rede nativo em nuvem. Além disso, há a possibilidade de utilizar sistemas como CloudRAN, que centralizam as funções de processamento da rede de acesso em data centers, ou OpenRAN, que padroniza interfaces para permitir uma abordagem multivendor na infraestrutura de rede.
Com a digitalização das redes de telecomunicações, a Dell desenvolveu novas linhas de servidores, como o Dell PowerEdge XR. Além disso, a Dell oferece soluções de infraestrutura que podem ser instaladas próximos às torres de telecomunicações, utilizando a abordagem de edge computing para encurtar o caminho entre as aplicações e os usuários, melhorando o desempenho dos serviços entregues e potencialmente reduzindo a latência.
Mas este é apenas um dos segmentos que a Dell mira para atender as operadoras atualmente. Para além de servidores e storage, a companhia desenvolveu a Dell Telecom Infrastructure Automation Suite (DTIAS), suíte de tecnologias capaz de automatizar a gestão e controle das redes móveis atuais, com integração a múltiplos fornecedores. A plataforma otimiza recursos e acelerar a entrega de novos serviços, permitindo economia de até 20% do Custo Total de Propriedade (TCO) da infraestrutura de rede.
Outro pilar da atuação da Dell Technologies para o mercado de telecomunicações diz respeito à consultoria e projetos de transformação. Neste caso, a empresa mira oportunidade na elaboração de um caminho factível para que qualquer operadora possa renovar seu modelo de negócio e obter os ganhos que o 5G trará para o desenvolvimento de novos produtos.
A transformação digital do modelo de negócios das operadoras não ocorrerá de forma imediata. Por isso, a Dell Technologies acredita no apoio consultivo estratégico para elaborar uma estratégia de longo prazo, com metas anuais, a fim de garantir que a renovação da infraestrutura das arquiteturas de rede seja acompanhada com a da cultura corporativa das empresas.
Parceria com a Ericsson
Para levar essa proposta ao mercado, a Dell Technologies aposta tanto nas negociações diretas quanto em parcerias estratégicas. A mais recente foi firmada com a Ericsson e anunciada em maio de 2024. Pelo acordo, as empresas vão desenvolver e comercializar, juntas, redes programáveis nativas de nuvem, permitindo maior flexibilidade e escalabilidade para as operadoras.
Dell e Ericsson também vão aconselhar as operadoras sobre arquiteturas e modelos operacionais a fim de reduzir os riscos associados à implementação de redes em ambientes abertos e multifornecedores. Essa abordagem visa garantir uma transição suave e eficaz para as tecnologias de próxima geração.
A parceria também prevê a introdução comercial do software Ericsson Cloud RAN em servidores Dell PowerEdge, o que proporcionará uma infraestrutura otimizada para suportar serviços de telecomunicações avançados. Outro aspecto do acordo é o desenvolvimento conjunto de serviços que simplifiquem todo o processo de implantação, desde a validação em fábrica até a instalação e o gerenciamento operacional, assegurando que as operadoras possam operar com eficiência.
A parceria já rende frutos significativos. A AT&T, nos Estados Unidos, contratou a Ericsson no final de 2023 para levar sua rede ao modelo OpenRAN, com a Dell sendo uma das parceiras fundamentais na entrega de equipamentos x86, além de soluções de automação da rede distribuída e serviços. Com essa colaboração, espera-se não apenas modernizar a infraestrutura da AT&T, mas também estabelecer um modelo replicável para outras operadoras no mercado global.
“Além disso, essa aliança posiciona a Dell e a Ericsson como líderes na transição para um ecossistema de telecomunicações mais ágil e inovador, capacitando as operadoras a atenderem às crescentes demandas por conectividade e serviços digitais”, finaliza o executivo da Dell Technologies.