Cristiana Camarate Silveira Martins Leão Quinalia é a nova superintendente de Relações com Consumidores (SRC) da Anatel, em substituição a Elisa Leonel, que deixou a agência em março deste ano. A nomeada é funcionário de carreira e já ocupava o cargo internamente.
Cristiana assume o posto quando se discute a revisão do polêmico regulamento geral do consumidor e a possibilidade de ampliar a regulação responsiva e autorregulação, defendida pelas operadoras. Antes do cargo atual, ela ocupava a função de gerente de Tratamento de Solicitações de Consumidores da Anatel.
Graduada pela Faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui mestrado em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília e master en Derecho de la Empresa pela Fundación CIFF – Centro Internacional de Formación Financiera (Universidad de Alcalá/Espanha). É servidora de carreira da Anatel desde 2007.
Vice-coordenadora da Comissão Brasileira de Comunicação 4 – Desenvolvimento das Telecomunicações desde 2012. Na Anatel, Cristiana Camarate já foi assessora na Superintendência de Relação com Consumidores (2017-2020), coordenadora e gerente substituta na Gerência de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Superintendência de Relação com Consumidores (2017-2013).
Cristiana atuou, ainda, na Gerência de Planejamento da Superintendência de Universalização (2011-2013) e na Gerência de Outorga da Superintendência de Serviços Privados (2007-2011).