A telefonia móvel, por sua vez, teve uma vertiginosa recuperação, especialmente a partir de maio de 2020. Havia uma retração anual nos três anos anteriores na pandemia, porém e um crescimento de 6,8% em 12 meses pós março de 2020.
Esses são alguns dos dados apresentados pela Anatel no “Relatório Analítico do Impacto da Pandemia de COVID-19 no Setor de Telecomunicações do Brasil, 2ª Edição”. O documento analisa os impactos e reflexos da mudança comportamental dos consumidores nos serviços de telecomunicações até o primeiro semestre de 2021.
O documento destaca também que a faixa de velocidade de banda larga acima de 34 Mbps teve a maior taxa de crescimento. Além de haver o crescimento do serviço como um todo, há uma substituição de contratos de menor velocidade para maior velocidade. Também vem ocorrendo a substituição da tecnologia, com crescimento de acessos de fibra ótica e retração de acessos com outras tecnologias.
Os dados mostram ainda que houve a inversão da liderança de tipo de acesso de telefonia móvel, por tipo de pagamento. Desde setembro de 2020 os acessos pós-pagos têm maior market share que os acessos pré-pagos. Em março de 2021 os acessos tipo pós-pagos são cerca de 125 milhões de acessos e o pré-pago aproximadamente 115 milhões de acessos.
Já os serviços de telefonia fixa e TV por assinatura continuam numa leve trajetória de queda. E houve um aumento substancial dos IRs (Índice de Reclamações) em reclamações, especialmente em Banda Larga Fixa e TV por assinatura. Progressivamente, as prestadoras conseguiram dar endereçamento às reclamações reduzindo os índices. Houve um aumento repentino nos últimos meses.
O documento apresenta um resumo dos relatórios sobre a pandemia de Covid-19 apresentados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e uma coletânea de dados da própria Anatel e do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
O Relatório também traz resultados de pesquisa feita junto ao corpo técnico de especialistas da Anatel para a obtenção de insights de análise sobre os impactos da pandemia de COVID no setor de telecomunicações no Brasil.