Fusões e aquisições têm mudado o cenário das empresas competitivas no mercado de banda larga fixa. Segundo levantamento da consultoria Teleco, 14 companhias respondem por 33% dos 12,8 milhões de acessos em agosto e possuem mais de 100 mil acessos, incluindo Algar e TIM, além das empresas de satélite Hughes e Sky.
Entre as regionais, a Brisanet lidera com 528 mil assinantes, seguida da Vero, com 314 mil. A Copel, que deve ser vendida ainda este ano, mantém a quinta colocação com 296 mil acessos, mesmo perdendo clientes no mês.
A Acon vem em sétimo lugar, com 263 mil acessos, seguida da Sumicity, com 252 mil assinantes e da Unifique, com 247 mil contratos. No 11º lugar aparece a Desktop, com 170 mil acessos.
A MHNet está na 12ª colocação, com 136 mil assinantes, enquanto a Americanet ocupa a 13ª posição, com 134 mil acessos. Em seguida vem a Netstyle com 100 mil acessos.
As operadoras regionais têm em comum o crescimento inorgânico, ou seja, por meio de aquisição e fusão. O fundo EB Capital, controlador da Sumicity, adquiriu recentemente a Mob Telecom, o que levou ao grupo Sumicity-Mob a possuir 314 mil acessos BL fixa. Os acessos da Vero incluem as aquisições recentes da INB e da MKA no sul do Brasil.
Estas competitivas com mais de 100 mil acessos BL fixa apresentaram adições líquidas de 771 mil acessos no acumulado do ano até agosto, mais que a Claro (235 mil), Oi (-232 mil) e Vivo (-463 mil), aponta a consultoria.
As competitivas também estão liderando as adições em fibra óptica. A Brisanet tem 524 mil clientes nessa tecnologia, número maior que o registrado pela Algar, que conta com 480 mil acessos em fibra. Já a Vero supera a TIM, com 271 mil ante os 267 mil acessos em fibra da prestadora italiana.