Com o 5G, redes neutras e o avanço dos ISPs os investimentos em fibra óptica devem se manter em 2022. É a aposta da Corning Optical Communications, fabricante de soluções ópticas de rede passiva, como afirma o gerente de vendas da companhia, André Amaral. “A pandemia do coronavírus antecipou a transformação digital, com a criação de novos serviços online e, com isso, aumentou a necessidade de banda das pessoas”, disse.
Segundo Amaral, a banda larga fixa cresceu, só no ano de 2020, cerca de 10,5%. Entre 2018 e 2020, o crescimento médio foi de 7,9% ao ano, de acordo com dados da Anatel. Já o uso de fibra ótica em banda larga, somando as grandes operadoras e os ISPs, registrou um aumento de 70,9% entre dezembro de 2018 e dezembro de 2020. “Da mesma maneira, os ISPs brasileiros cresceram 67% de dezembro de 2019 a dezembro de 2020. Entre dezembro de 2018 e dezembro de 2020, registrou-se uma média de crescimento de 79,1% nos provedores de fibra ótica”, observou.
Outro fator de crescimento dos investimentos em fibra, no entendimento de Amaral, é o movimento de consolidação no mercado de provedores regionais. “Aqueles que têm a rede mais moderna saem na frente”, avalia. E para atender a esse crescimento a Corning buscou novos fornecedores de matéria prima e está com os estoques cheios na fábrica do Rio de Janeiro.
Amaral disse que a proximidade do cliente facilita o atendimento das características do negócio dele, com soluções voltadas às especificações do empreendimento. E livre da escassez de insumos, afirma.
Data centers
Para data centers, a Corning está ofertando o cabo ribbon de 864 fibras. A solução oferece maiores densidades em painéis, dutos e ambientes de conexão de dispositivos, além de reduzir os custos de infraestrutura e o tempo de comissionamento dos serviços. O novo cabo pode ter até 3.456 fibras em 33 mm de diâmetro, ou seja, 8 vezes mais capacidade de fibras do que um cabo loose tube de mesmo diâmetro.
No terceiro trimestre deste ano, as vendas mundiais da Corning cresceram 21%, na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. O lucro líquido foi de US $ 371 milhões no mesmo período. Para o quarto trimestre, a companhia espera que as vendas principais fiquem na faixa de US $ 3,5 bilhões a US $ 3,7 bilhões.