A boutique de M&A IT Investimentos ampliou sua atuação em 2021, mas avalia que 2022 e 2023 serão anos desafiadores no mercado de consolidação de ISPs. “Os recursos dos consolidadores estão acabando, vêm as eleições e há saturação nas maiores praças”, avalia o sócio fundador da consultoria, Gustavo Barros.
Neste ano, a IT Investimentos participou diretamente de 18 operações de aquisições, que movimentaram R$ 2,3 bilhões. Uma delas foi a venda da LPNet, provedor de São Paulo com atuação em 40 municípios, á Desktop. O valor da transação anunciado foi de R$ 340 milhões.
Ainda em 2021, a IT Investimentos está fechando uma operação de compra pela Americanet no Centro-Oeste, de provedor com mais de 25 mil acessos. Segundo Barros, uma região que ainda há oportunidades é exatamente a Centro-Oeste.
Para 2022, a previsão da consultoria é de consolidação de mais 500 mil acessos até março e abril e para 2023, uma janela ainda menor, com operações pontuais. “As ações das empresas que abriram o capital tiveram quedas de até 70%, com a desvalorização cambial, o que reduziu os potes desses provedores”, observa Barros.
“Com a desvalorização do real, os custos das operações aumentaram, mas o ticket médio das empresas continua baixo”, completou o consultor. Ele disse que está negociando a venda de três ISPs na região Nordeste, que envolvem 250 mil acessos.